sábado, 28 de fevereiro de 2009

A CRISE E A CORRUPÇÃO.

Feliz Ano Novo a todos!

Que em 2009 meu presente de Natal seja o combate a corrupção. Finalmente começou a ano.

Quase todos os setores estão reclamado da crise. Fico pensando de que forma a crise poderia afetar a corrupção no setor público por exemplo.

A crise afetaria o lucro dos corruptos fazendo com que seus ganhos diminuam sensivelmente e os levem a correr o risco de perderem sua qualidade de vida. Seu status social.


Colocam suas mentes a pensar de que forma possam manter seus lucros e se cercam de mentes do mau, alguns incompetentes, uns poucos ingênuos e até alguns bons intencionados ingênuos. Esta pronto o caldeirão das soluções mágicas.

Como o objetivo final é o lucro a qualquer custo, a primeira sugestão é:

“- Cortar custos. Não importa a questão social envolvida por trás do problema. Cortar custos. Diminuir salários, substituir o bom pelo de qualidade duvidosa, demitir”.

Essa é a ordem de comando. Raciocínio lógico semelhante ao de empresários de curta visão cuja primeira e grande economia é cortar o cafezinho.

Piora-se a qualidade da merenda escolar, deixam faltar itens básicos em serviços essenciais tipo lençóis em hospital, se recusa a ter participação na segurança entre tantos outros.

Como sou médico, não poderia de deixar de dar exemplo na área. Um deles, por exemplo, é quando se demitem a equipe de trabalho como atendentes, técnicos, auxiliares e repassam suas funções para outros. Tipo querer que o médico além de seu trabalho já sobrecarregado ainda tenha que preencher relatórios de ordem administrativa tipo o “Boletim de Produtividade Ambulatorial (BPA)”.

A mesma coisa quando se quer falar com o gerente de um banco e ele não pode lhe atender porque esta ocupado com tarefas que deveriam ser do supervisor que foi mandado embora, como bem observou Luciano Pires em um de seus artigos.

Ou quem sabe como aconteceu aqui no SAMU de Eunápolis quando foram demitidos funcionários da limpeza noturna e repassado a função para nada mais nada menos que os enfermeiros do serviço. Isso mesmo. O enfermeiro formado limpando a ambulância após uma ocorrência.

Brilhantes idéias desse tipo colocadas em práticas por pessoas com maus propósitos, pessoas incompetentes, pessoas ingênuas e bem intencionadas e que quando aceitas aqui em baixo por pessoas de bem, pessoas ingênuas, pessoas bem intencionadas e alguns tantos incompetentes é que fazem o lucro se manter lá em cima.

Ah! Aqui em baixo, pessoas mal intencionadas também aceitam o jogo. Tem sempre alguém das trevas entre os bons.


sábado, 21 de fevereiro de 2009

MINHAS POSTAGENS SOBRE A VINDA DO GOVERNADOR A EUNÁPOLIS TAMBÉM FORAM ADIADAS.


Depois de tanto disse me disse. Adia. Vem e não vem. O governador finalmente chegou a Eunapólis.

Ai eu ia postar algumas observações sobre a passagem relâmpago por aqui. Alguns atropelos e quando vou postar eis que surge o carnaval.

No carnaval não dá para falar sério, né...
Então vamos curtir a festa e ai quando ao ano começar de verdade eu volto.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

SACANAGEM! NÃO VOU MAIS PARA O DEM.






Pronto!
Tudo esclarecido. Poeira baixa posso agora postar minhas impressões sobre a vinda do governador aqui em Euna City.
Acho que vou postar umas cinco a seis impressões minhas sobre o ato.
Vai ser bacana. Tava engasgado. Agora que sei que o Deputado Zezéu e o PT local se manifestaram sobre aquela matéria postada lá na IMPRENSA LIVRE falando de coisas sobrenaturais.
Essas manifestações são só “pró-forma” (?). Todos nós de bom senso já sabíamos disso.
O Deputado Zezéu demostrou aquilo que já era certo. Coerência. O homem que já entrou para a história política de Eunápolis com seu discurso no Pequi estava anos luz desta conspiração.
Nosso vereador (do povo. De quem votou nele. Dos que acreditam nele) Lucas tem a oportunidade de mostrar mais uma vez para que veio. Ô povinho burro esse do outro lado. Tudo que faz para derrubar o homem, só faz o homem se firmar. Quando a construção vem do povo e difícil de impedir. Um dia eles entendem.
Então vamos lá. Vou começar a falar o que achei da vinda do governador...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

TEM VOZ DO SUL BRILHANDO NA RÁDIO DA CAPITAL



Para quem curte esporte e em especial o futebol baiano deve acessar o blog de meu amigo Paulo Roberto Argollo.

Paulo é gente daqui das terras do sul que faz seu caminho em Salvador rumo ao sucesso. E não pode se duvidar disso. Seu inspirador maior sem dúvida é Paulo Rogério, radialista de sucesso em toda região e pessoa que aprendi a admirar.

Trabalhando na Rádio Sociedade AM onde Paulo Roberto é repórter esportivo, o menino é SHOW DE BOLA.
Você pode acompanhar seu trabalho acessando ao endereço http://www.radiosociedadeam.com.br e também seu blog http://blogdobarralimpa.blogspot.com .

Quer ficar “antenado” no esporte. Então já sabe.

A você Paulo Roberto muito sucesso e que sua estrela aqui em baixo possa brilhar muito. Torcemos por você e tenho a certeza que tem uma estrela lá no céu brilhando de felicidade.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

NOVA PÁGINA DO CREMEB ESTÁ MUITO BOA.



O Conselho de Medicina da Bahia (CREMEB) apresentou aos colegas sua nova página na net. Muito bem elaborado o colega médico poderá acessar a página para ficar atualizado com notícias de seu interesse bem como uma série de ferramentas podem ser usadas para aproximar você do Conselho e ajudar você a poupar tempo.

Acesse http://www.cremeb.org.br

UM NOVO ENDEREÇO PARA PORTO SEGURO



Um novo endereço para quem quer saber notícias de Porto Seguro. É só acessar http://www.portoseguronews.com/.
Estarei lá também dando a minha opinião.
Hoje estou em:
Entra lá e acessa.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

PREFEITO NO PT E EUZINHO NO DEM!



Geraldinho agora anda as voltas com os problemas de Belmonte. Isso deve estar esquentando seus neurônios. Diz o “doido varrido” que o prefeito de Eunápolis vai ingressar no PT.

Que necedade!

Fala de uma costura entre deputados Zezéu Ribeiro e Sérgio Carneiro para esse trabalho. Tenho até umas matérias para postar falando bem de Zezéu em função de Lucas. Mas se isso não for desmentido imediatamente pelo deputado e por Lucas, um abraço.
O outro eu também não votei nele.

Um governo que massacra os pobres e governa para os ricos ser contemplado com a legenda de trabalhadores será o fim de tudo que acredito.

O caso é grave!

No seu delírio, Geraldinho cogita Beto Axé Mói como representante das esquerdas na região. Surtou?

Se alienígenas chegam aqui querendo definir nosso futuro, achando que somos besta. Que Carlista de carteirinha (sei lá se isso ainda existe) agora são amigos. Já pediram perdão ao bispo?


Fica bem claro que essa cidade tem o dever de votar em candidatos daqui. Escolher nosso deputado estadual e federal. Acabar com essa nojeira.

Nós caipiras do interior não vamos aceitar situações absurdas com a desculpa de que termos de reeleger o governador. Vamos trabalhar para reeleger sim. Mas não vou comer sal e nem andar pela sombra.

Se o preço for esse. Pago para ver.

Geraldinho não pirou! Ele sabe aonde anda e tem informações bem precisas. Entendo como um alerta.

Tô aguardando.


*Foto: Atlantica News.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

LAUDO DE EXAME PREVENTIVO É RESPONSABILIDADE MÉDICA



Ainda seguindo o “Fala Médico” e como fonte a Imprensa do Conselho Federal de Medicina (CFM) é importante informar a população para observar a responsabilidade nos laudos dos exames de anatomopatológicos e citopatólogicos.
Diversas prefeituras insistem em exames sem a responsabilidade do médico nos laudos dos exames a exemplo que ocorrem com as receitas prescritas pela enfermagem. Detalhe é que isso ocorre no serviço de saúde pública somente.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) tinha obtido liminar favorável que suspendiam os artigos 7º, 8º e 9º da Resolução do CFM 1.823/2007. Essa suspensão dava ao farmacêutico a condição de realização do exame citopatológico.
Porém essa liminar foi suspensa recentemente pelo juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Rafael Paulo Soares o que garante que a realização dos exames anatomopatológicos e citopatólogicos sejam responsabilidade exclusiva do profissional médico.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ITABELA ORGANIZA SUA SAÚDE


A prefeitura de Itabela esta necessitando de profissionais médicos para integrar a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF).

Além do programa também oferece vagas em plantões no hospital do município, o que faz da procura uma boa oportunidade.

Interessados devem ligar para Secretária Municipal de Itabela que se situa à Rua João Pereira, 69, Centro, Itabela, Bahia. O telefone é 73 32703164 e também se pode falar no celular 73 81251333.

O Secretário de Saúde Ionam Britto aguarda sua ligação.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A SAÚDE PÚBLICA DEU NO BLOG (2ª PARTE – E ÚLTIMA ?)


E ai logo no início do ano novamente a saúde pública de Eunápolis foi destaque no blog imprensa livre (http://redeimprensalivre.blogspot.com/).
O blogueiro salienta a “boa idéia” de um radialista da cidade que sugere “criar na Secretaria de Saúde o cargo de inspetor de saúde, para fiscalizar os desmandos e descasos, porventura existentes na área médica da rede do SUS”.
Também vou “viajar na maionese”. Ótima idéia e vou até analisar nomes.
Ao ler a matéria imediatamente me veio o nome de Galego do Regional para o cargo. Galego que amava Dapé e que depois amou Geddiel e que agora é apaixonado por Robério é sem dúvida o nome deste governo mais capacitado por saber os problemas do povo sofrido de que sem um programa de saúde adequado tem que sofrer nas filas do Hospital Regional.
Mas agora eleito vereador acredito que não disporá de tempo para a atividade. Acho até que nem seria ético. Lembro de “Bia” que também já amou Dapé, amou Geddiel e como Galego agora ama Robério. Ela também sabe dos problemas de quem precisa do hospital. Talvez não venha a ser a preferida, pois há no mercado um numero de ex-vereadores que também entendem muito bem do hospital. Uma briga desigual. Alguns deles que também amaram Dapé e que depois amaram Geddiel e que amam Robério. Isso hoje condicionado a afagos. Se não poderão aprender a amar novamente.
Não queremos aqui o inspetor “Closeau”. Nada de trazer gente de outras cidades como tem sido hábito do governo. Tem muita gente a altura das políticas de saúde do atual governo para o cargo a ser criado aqui mesmo na cidade. Os nomes estão ai.

Já no final de janeiro (28) o mesmo blog informa que a saúde continua na UTI. E questiona o atual Secretário de Saúde, Mário Gontijo.
Devo uma satisfação a população e ao próprio Secretário ao qual tenho elevada estima.
Disse a ele pessoalmente e em um programa de rádio que “não acreditava na sua permanência na Secretária de Saúde após as eleições”. Acreditava sim que ele estava sendo usado para as mesmas.
Sua permanência me envolve de esperança. De que alguma coisa mudou.
Espero que para melhor.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

QUADRILHA


João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.