segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MURO DE BERLIM: 223 MORTOS. MURO DA VERGONHA: 5,6 MIL MORTOS

Muro que separa os EUA do México: 5,6 mil mortos

No aniversário de 20 anos da queda do Muro de Berlim, o mundo convive com uma série de barreiras que servem para conter a livre circulação de pessoas. O muro que divide a Cisjordânia de Israel e o que impede a passagem de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos são os mais conhecidos, mas há outros.

O exemplo mais recente vem da Eslováquia. Em outubro, uma muralha de 150 metros de comprimento e dois de altura foi erguida na cidade de Ostrovany, uma comunidade rural no nordeste do país, com o intuito de isolar um acampamento de ciganos.

A ação, aprovada em 2008 pelas autoridades locais e colocada em prática na última semana, é o último capítulo da crescente tensão entre os habitantes da localidade e os ciganos. Os habitantes de Ostrovany os acusam de roubar frutas dos jardins privados. Episódios violentos foram registrados, como a morte de um fazendeiro por membros da comunidade cigana e manifestações de grupos de extrema-direita para qualificar o que chamam de “terror cigano”.

O prefeito de Ostrovany, Cyril Revákl, afirmou ao diário eslovaco SME que a medida não é racista. “Sei que há muita gente decente vivendo entre os ciganos, mas ninguém deve passar pelo inferno diário de enfrentamentos”.Já a secretaria que representa a comunidade cigana anunciou que investigará a construção do muro. O responsável, Ludovít Galbavý, classificou a construção como “discriminatória”.

Israel e Palestina Um dos mais emblemáticos e polêmicos muros atuais é o que separa Israel do território palestino da Cisjordânia. Uma pequena parte dele (cerca de 20%) coincide com a antiga Linha Verde, fronteira definida em 1948; os 80% restantes situam-se em terras palestinas.

A muralha começou a ser construída em 2002, durante o governo do ex-primeiro ministro israelense Ariel Sharon, com a justificativa de evitar a entrada de terroristas em Israel. O Tribunal Penal Internacional a declarou ilegal em 2004, pois ela corta terras palestinas e isola cerca de 450 mil pessoas.De acordo com dados de abril de 2006 fornecidos por Israel, a extensão total da barreira é de 721 km, dos quais 58,04% estão construídos, 8,96% em construção e 33% por construir. Veja o mapa atual.

Às vésperas do aniversário da queda do Muro de Berlim, jovens palestinos derrubaram na sexta-feira (6) uma parte da construção na cidade árabe de Naalin e foram repreendidos por militares israelenses com bombas de gás lacrimogêneo (foto abaixo). “Não importa o quão alto sejam, todos os muros cairão”, proclamava um cartaz colocado na estrutura pelos jovens.

Para o analista israelense Michael Warschawski, diretor do Centro de Informação Alternativa, o muro tem um impacto duplo: “Primeiro, porque condena os palestinos a viverem em um gueto forçado. Segundo, porque reflete a política distorcida de isolamento de Israel, que prefere resolver seus problemas pela separação.”

De acordo com Warschawski, a ineficácia da construção, que chega a dividir cidades inteiras, é comprovada. “O muro não interrompe completamente a circulação de pessoas. Para cruzar os territórios, existem alternativas”.

EUA e México Com o propósito de impedir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos, os Estados Unidos ergueram um muro de 3.141 quilômetros na fronteira, que abrange os estados do Texas, Califórnia, Novo México e Arizona.

Desde 1994, quando a muralha começou a ser construída na gestão do ex-presidente Bill Clinton, mais de 5,6 mil pessoas morreram tentando atravessar para o lado norte-americano, segundo um relatório do escritório de contabilidade da Casa Branca (GAO, na sigla em inglês). Além disso, as causas das mortes mudaram. Antes eram provocadas por acidentes de trânsito, já que os imigrantes corriam em rodovias nas áreas fronteiriças. Agora, acontecem por hipotermia no deserto ou afogamentos no rio Grande.

O documento também apontou que os custos são igualmente altos. Cada vez que surge um buraco, são gastos 1.300 dólares no conserto. A manutenção do trecho de 1.058 km com uma cerca de duas camadas na fronteira EUA-México deverá custar 6,5 bilhões de dólares nos próximos 20 anos.

“É um desperdício de recursos e criatividade”, avaliou Jorge Mario Cabrera Valladares, da Coalizão por Direitos Humanos dos Imigrantes de Los Angeles (CHIRLA na sigla em inglês), à agência EFE. “Nosso dinheiro pago em impostos está sendo desperdiçado em uma estratégia velha e ineficiente em vez de trabalharmos em uma reforma séria, de longo prazo e aplicável à imigração”.

Neste site, é possível acompanhar pequenas histórias de imigração ao longo da fronteira. Neste filme, os diretores mostram o trabalho do grupo Beta na cidade de Nogales (foto abaixo), que busca convencer os mexicanos a não cruzarem para o lado norte-americano.

Brasil O Rio de Janeiro também tem seu muro, construído com o argumento de evitar que construções precárias em favelas destruam trechos da vegetação da Mata Atlântica. No entanto, ONGs e movimentos sociais alegam ser na verdade uma forma de separar as partes mais ricas da sociedade das mais humildes.

"Não há discriminação. Pelo contrário, nós estamos construindo casas para eles em todos os lugares e melhorando suas vidas", disse Tania Lazzoli, porta-voz da Secretaria de Obras Públicas do governo.

Em março, o escritor português José Saramago criticou a ação em seu blog: “Cá para baixo, na Cidade Maravilhosa, a do samba e do carnaval, a situação não está melhor. A ideia, agora, é rodear as favelas com um muro de cimento armado de três metros de altura. Tivemos o Muro de Berlim, temos os muros da Palestina, agora os do Rio. Entretanto, o crime organizado campeia por toda a parte, as cumplicidades verticais e horizontais penetram nos aparelhos de Estado e na sociedade em geral”.

No morro Santa Marta, já foram construídos mais de 600 metros de muro, enquanto na Rocinha o governo concordou em limitá-lo às zonas com risco de deslizamento. O restante será transformado em sítios ecológicos e reservas naturais.

Fonte: Opera Mundi. (Por http://historiavermelha.blogspot.com/2009/11/muro-de-berlim-223-mortos-muro-da.html)

RONALDO CARLETO PODE ENTREGAR CARGOS AO GOVERNO


E segue os bastidores da política...

Essa vem do sítio POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA:



Publicado em (Geral) por Editor em 30/11/2009 . 15:43

O Deputado Estadual Ronaldo Carleto (PP), não ficou nada satisfeito com a operação “Expresso”, na qual o seu irmão, Paulo Carleto, foi preso sobre a acusação de ter pagado propina de R$ 400 mil a membros da AGERBA..Em conseqüência disso o comentário nos corredores da Assembléia Legislativa da Bahia, é que Ronaldo está disposto a entregar ao governador os cargos que tem no governo estadual, dentre eles, o DETRAN de “porteira” fechada

APERTA AI QUE EU VOU SUBIR TAMBÉM

Nesta segunda ouvi fato inusitado.


O ex prefeito e até então adversário ferrenho do atual prefeito Robério foi a rádio dizer que esta disposto a sentar com seu arquiinimigo para tentar ajudar Eunápolis a sair do "buracão do shopping".



Claro!


Diz que não senta sozinho.


Quer testemunhas.


Confesso não ter entendido nada.


Mas senti um cheiro no ar de "APERTA AI QUE EU TAMBÉM QUERO FICAR NO PALANQUE".


Do jeito prostituto que se encaminha essa próxima eleição...


A resposta agora cabe ao atual prefeito.


E ai?


Será que o prefeito senta?

Vamos assistir ao encontro?

Aguardemos.

AOS QUE LUTAM POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. PELA MAIS VALIA. PELOS DIREITOS DO TRABALHADOR. VEJA O QUE DISSE LULA EM 1978.


"Acontece que nos não devemos ver a salvação do sindicalismo brasileiro ou da classe trabalhista pelo número de trabalhadores (nas assembleias) e sim por uma minoria de trabalhadores concientizados, por um grupo de trabalhadores que unidos chega ao consenso de coordenar uma luta de classes e ai nos teríamos a participação de toda classe...

...Devemos selecionar um grupo de trabalhadores conscientes, preparados e a partir dai solta-los..."

LEIA A 5ª EDIÇÃO DO JORNAL DO MOVIMENTO DE LUTA PELA TERRA




O meu grande camarada Zuza avisou e eu fui direto procurar notícias da 5ª edição do jornal do Movimento de Luta pela Terra.

Boa reportagem da página 2 sobre o movimento em Eunápolis.

Você pode ler ai clicando em:

domingo, 29 de novembro de 2009

ASSEMBLEIA DOS MÉDICOS


Prezados médicos, o Sindimed, o Cremeb e a ABM os convidam para se reunirem no próximo dia 30 de novembro (segunda-feira), às 19h30 na ABM (R. Baependi, Ondina - Salvador) para uma assembleia.


Em pauta estão discussões sobre CBHPM, saúde suplementar, setor público e piso salarial.


As entidades reforçam a necessidade da presença dos médicos.

SALÁRIO MÉDICO: COMISSÃO DO SENADO APROVA PARECER FAVORÁVEL A PISO DE 7 MIL

A TERCEIRA E ÚLTIMA DA SÉRIE:

Salário médico: comissão do Senado aprova parecer favorável a piso de 7 mil
Novembro 26, 2009 por
falamedico
Por: Taciana Giesel

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou parecer do senador Mão Santa (PMDB/PI) ao Projeto de Lei 140/2009, que fixa o valor do piso salarial e a jornada de trabalho dos médicos e cirurgiões-dentistas. Mão Santa foi favorável ao projeto, que prevê um vencimento no valor de R$ 7 mil, com reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor(INPC).

Como justificativa em seu relatório, o senador atribuiu o art. 7º, inciso V, da Constituição Federal, que presume que o piso salarial deve ser proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

“Cabe registrar que qualquer valor de piso salarial inferior representaria, para essas categorias profissionais, um tratamento indigno e desrespeitoso com trabalhadores que levam anos para conseguir uma formação decente e precisam de constante atualização científica, para garantir a todos os cidadãos um atendimento condizente com a dignidade humana”, relatou à Comissão em seu parecer.

O documento também pede a mudança na redação do texto do projeto, que determina o cumprimento de duas a quatro horas diárias, passando a estabelecer o período de 20h semanais, como já consagrado pela categoria.

“Realmente, dadas às crescentes dificuldades de trânsito e deslocamento dos médicos e cirurgiões-dentistas de um posto de trabalho para outro, uma jornada mínima de duas horas acaba sendo prejudicial aos próprios profissionais. Ademais, muitos procedimentos médicos e odontológicos podem exigir um tempo maior do que duas horas, entre os preparativos e o término da intervenção”, justificou o senador.

A proposta, de autoria do senador Gilvan Borges (PMDB/AP), aguarda a interposição de recursos na Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado, caso não haja nenhum, segue para análise na Câmara dos Deputados.




PLANOS DE SAÚDE: FALTA INVESTIMENTO EM HONORÁRIOS

A SEGUNDA:

Planos de saúde: falta investimento em honorários
Novembro 24, 2009 por
falamedico
Fonte: FENAM

Um longo tempo de espera nas urgências e emergências, prazo de até cinco meses para marcação de consultas, redução no tempo de atendimento aos pacientes, obstáculos para a realização de exames. Quem acaba de ler esse rol de dificuldades pode achar que o texto vai abordar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, são problemas cada vez mais frequentes no atendimento aos usuários dos planos de saúde.

Segundo o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, tudo isso é decorrente da falta de investimento em honorários médicos. “O que estão pagando hoje é o que pagavam há cinco anos e esse piso teve um reajuste de 2,5%. A população não aguenta mais, os prestadores de serviço não aguentam mais”, acentua o dirigente da FENAM.

Hoje, o honorário corresponde a 20% da despesa total dos planos de saúde quando, um dia, chegou a representar 40%. De acordo com Bichara, esse achatamento dos valores pagos aos médicos por consultas e outros procedimentos está diretamente ligado ao fato de a saúde suplementar atuar em função do mercado. “O mercado tende a se ampliar. A política do governo é aumentar de 40 milhões para 50 milhões os usuários de planos e seguro saúde, porque neste caso se exonera o custo, ainda que às custas dos médicos”, disse.

Márcio Bichara afirma que a principal consequência é a demora para marcação de consultas. “A agenda do médico precisa estar cheia para fazer volume de atendimento, o que atrapalha também o paciente”, diz ele, acrescentando que foi por causa desse tipo de problema, por exemplo, que os pediatras de Brasília se rebelaram recentemente, pedindo descredenciamento dos planos de saúde. “Os pediatras se exauriram, eles esgotaram a capacidade de atendimento, porque estão o dia inteiro nos consultórios sem receber retorno em menos de 30 dias. O que aconteceu foi que a agenda estava lotada, o honorário era muito baixo e eles, então, se rebelaram. Isso é mais do que louvável”, assinala Bichara.

O secretário, no entanto, reforça a importância de um grande movimento nacional, que reivindique soluções para o problema. “É válida a luta das especialidades, mas, se trabalharmos juntos, a chance de êxito é muito maior”, aponta Bichara. Ele acredita ainda que essa discussão deve ser retomada até mesmo com paralisações nos atendimentos.

Apesar da insistência das entidades médicas e do pedido ao Ministério Público do Trabalho para que os honorários tenham reajustes cada vez que os planos aumentam as mensalidades para os usuários, as operadoras ainda não aceitam negociar. “Tentamos o tempo todo negociar, porque entendemos que o sistema, como está hoje, é ruim para todo mundo. Mas, infelizmente, não houve sensibilidade por parte das operadoras em criar uma mesa de negociação”, lamentou Márcio Bichara.

Além da pediatria, outras especialidades estão começando a se organizar para sair do sistema e isso, na concepção de Bichara, é preocupante. “O que vai acontecer é que vai existir um plano de saúde com algumas especialidades e outras não. Quando o mercado asfixia os honorários médicos, o Estado tem de intervir, porque o usuário está sendo penalizado”, finalizou o dirigente.

ORGANIZAÇÃO SOCIAIL (OS) É A PRIVATIZAÇÃO DISFARÇADA NO SUS



ESTAREI POSTANDO SEGUIDAMENTE TRÊS MATÉRIAS EXTRAÍDAS DO "FALA MÉDICO".

SÃO MATÉRIAS IMPORTANTES PARA TODOS PROFISSIONAIS MÉDICOS E QUE TODA SOCIEDADE DEVE TER CONHECIMENTO.

SEGUE A PRIMEIRA:

Fenam: OS é a privatização disfarçada no SUS
Novembro 17, 2009 por
falamedico
Fonte: Fenam

O Sistema Único de Saúde atravessa importante crise de gestão, particularmente na área hospitalar. Fruto de corrupção, de licitações viciadas, da ausência de burocracia estável, de governantes irresponsáveis que desmontam equipes, do aparelhamento político da maquina burocrática, da ausência de política de recursos humanos, do patrimonialismo, da privatização do público. Tudo isto contribui direta ou indiretamente para desqualificar o setor público.

Partindo do pressuposto da falência da gestão pública, governos, bem ou mal intencionados, formulam alternativas. Sempre de viés privatista. Muitos são os modelos tentados pelos neoliberais assumidos, enrustidos ou recém convertidos. Dentre eles estão as chamadas Organizações Sociais. Neste modelo o dinheiro público é utilizado para construir e equipar hospitais e depois transferi-los para serem geridos por organizações da sociedade civil, legalmente sem fins lucrativos, ou seja, supostamente filantrópicas.

Estas entidades são reconhecidas pelos governos pela denominação de Organizações Sociais (OS´s). As Organizações Sociais, entidades privadas, recebem estes equipamentos públicos sem gastar um centavo. Em seguida passam a receber vultosos recursos financeiros do Estado para prestar serviços médicos, supostamente, de melhor qualidade e com gestão mais ágil e econômica. Para tanto, são elaborados contratos de gestão, verdadeiras peças ficcionais, pois seus objetivos e metas jamais são cumpridos ou fiscalizados adequadamente. O resultado são serviços via de regra mais caros e de qualidade raramente melhor que os públicos bem administrados. Nestas empresas, falsas entidades filantrópicas, os médicos, em geral são contratados através de pessoa jurídica sendo despojados dos mais elementares direitos trabalhistas, sujeitando-se a trabalhar nestas condições pela mais absoluta falta de alternativa.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) denuncia que esta solerte manobra faz parte de deliberada política de transferência da gestão pública para a o setor privado. Clara privatização disfarçada de gestão pública não estatal.

Vários Sindicatos Médicos, de norte a sul do Brasil, já ingressaram com competentes ações jurídicas sem que o judiciário pátrio tenha se debruçado sobre a questão de forma firme e determinada. Várias decisões de primeira instância já criaram jurisprudência, unânimes em condenar a terceirização da atividade fim do Estado. Conclamamos o judiciário brasileiro a dar um basta a esta verdadeira cunha que visa destruir o SUS. Instamos, mais uma vez, os Sindicatos Médicos brasileiros a resistir. Vamos dar combate sem trégua a este crime de lesa SUS denunciando à sociedade e combatendo o bom combate contra estes maus gestores com todas as armas disponíveis.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO SALARIAL. A PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE EUNÁPOLIS SERÁ AMANHÃ.



COLEGAS SERVIDORES PÚBLICOS

Temos um grande desafio pela frente: A LUTA POR MELHORES SALARIOS E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO.

Trata- se de uma reivindicação justa, legitima uma vez que as perdas salariais de todas as categorias,em relação ao salário de 2000, são enormes. Algumas categorias tiveram perdas salariais de mais de 200%.

Precisamos nos unir,pois só assim conseguiremos representatividade suficiente para sensibilizar o gestor.Podemos tomar como exemplo a educação que com UNIÃO,LUTA ,PERSEVERANÇA E GARRA vem conseguindo ser respeitada e tratada com dignidade.

ASSIM CONVIDAMOS TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS para participarem da Mobilização , dia 30/11, cuja concentração será a partir das 8 horas em frente a prefeitura .

Seja um multiplicador,sensibilize outros profissionais da sua categoria.

Faça
uma corrente.

Divulgue este email.

ESTA LUTA É DE TODOS !!!!!!
FAÇA O QUE PUDER , MAIS FAÇA.
É PREFERIVEL LUTAR POR UMA CAUSA JUSTA DO QUE SE ARREPENDER MAIS TARDE POR NÃO TER TENTADO

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FUNCIONALISMO DE EUNÁPOLIS INFORMA INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES, MAS MANTÉM PARALISAÇÃO

SEGUE MAIS UM INFORMATIVO DA COMISSÃO SALÁRIAL

INFORMATIVO

Comunicamos a todos os servidores que foram iniciadas as primeiras negociações com o executivo.

Recebemos o ofício 069/2009, em resposta as reivindicações sugeridas na reunião com prefeito, o que demonstra abertura para futuras negociações.

Reiteramos a importância da presença de todos os servidores na Mobilização de 30 de novembro, na sede da Prefeitura para apreciação da proposta.

Seja um multiplicador, sensibilize outros profissionais da sua categoria.

Faça uma corrente.

Divulgue este email.

CONTATOS PARA INFORMAÇÕES: comissaosalarial@hotmail.com

POSSE DOS NOVOS DELEGADOS DO CREMEB EM TEIXEIRA DE FREITAS


Recebi da colega Cidália Auad um convite para participar neste dia 27 às 19:30 h no Lorde Plaza em Teixeira de Freitas da posse dos novos membros da Delegacia Regional de Teixeira de Freitas.

Fique lisonjeado.

Não fosse a minha atividade intensa na organização do NOVO HOSPITAL RAMOS, certamente estaria presente.

Teixeira sempre preservando a sua organização.

Aliás...

É só observar ali no canto direito do blog que ainda não tirei a propaganda da eleição para a Delegacia aqui de Eunápolis.

Não foi esquecimento não.

Foi de propósito.

É que ainda não digeri o desastre que foi a organização da eleição do CREMEB no interior e em especial a Eunápolis, e região (principalmente Porto Seguro).

Totalmente diferente do que assistimos na OAB.

Mas ainda vou escrever sobre isso.

Tenho muito cuidado na questão porque sei da credibilidade da entidade. Conheço e admiro sua direção. Portanto terei muito cuidado ao fazer minha declaração sobre o assunto.

Mas que a maioria dos médicos da região ficaram "gatinhos", ficaram não.

Por enquanto vão curtindo nossa propaganda ai do lado.

Só mais um tempinho para eu digerir.

Quando tiver pronto. Ai eu solto minha versão.

No mais...

Parabéns a turma de Teixeira de Freitas.

Dra Cidália. Vocês são é admiráveis.

Sigam seus trabalhos.

DR. APÓSTOLO É O NOVO NOME DA ORDEM.

Fui lá no sítio www.eunanotícias.com.br buscar uma foto de Dr. Apóstolo para colocar aqui no meu diário.

Não podia deixar de dar meus parabéns a esse camarada que merece o que seus pares o brindaram.

O menino é ouro e provou ao dar as suas primeiras declarações sobre o resultado da eleição ao dizer que ponto final.

Agora zerou tudo.

Tudo pela Ordem.

Respeitou o adversário. Que é respeitado pela comunidade.

Um detalhe sobre a foto do doutor advogado.

Tentei achar uma na pesquisa.

Achei não.

Fui buscar lá no sítio Eunanotícias que desde de ontem de primeira mão já tinha dado a notícia a cidade.

Daqui para frente o doutor vai ocupar o seu merecido espaço.

Um abraço e muito sucesso nessa nova Ordem.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RETORNO AO ATENDIMENTO DO PLANSERV


Comunicamos as clientes e clientes que retornamos parcialmente o atendimento do plano.

Foi repassado os meses de julho e agosto recentemente.

Aguardamos a regularização.

(Fui informado ontem que um procedimento realizado por mim, em agosto no Hospital das Clínicas de Eunápolis, um parto, até hoje não havia sido pago).

Ai é fogoooooooo...

SERVIDORES MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS PARALISARÃO ATIVIDADES DIA 30



O prefeito municipal de Eunápolis enviou para câmara Projeto de Lei №10 de 03 de Outubro de 2009 que REFORMULA A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO QUADRO DE SERVIDORES DO MUNICIPIO .
Analisando esta proposta percebe-se erros gritantes na estruturação dos cargos quanto ao nível de escolaridade, salarial e função.

O Projeto, se aprovado, vigorará a partir de 2010,e definirá o piso salarial da Classe I de R$ 465,00 ( auxiliar de serviços gerais, cozinheira , coveiro), Classe II R$ 473,80( vigia,auxiliar administrativo, auxiliar de secretaria,auxiliar de biblioteca,maqueiro) , Classe III R$ 481,84 (eletricista,encanador,laçador,pedreiro, telefonista,atendente) , Classe IV R$ 502,20 (motorista,agente administrativo,inspetor sanitário) e assim por diante. Isso nos mostra a falta de preocupação da gestão em garantir remuneração digna aos seus servidores uma vez que a previsão para o salário mínimo em maio de 2010 é de R$ 502,00.

Com relação aos profissionais de nível superior, o salário continua de R$ 1232,00 e dos médicos especialistas de R$ 1700,00. Não sei se todos lembram, mais o piso salarial dos profissionais de nível superior em 1999 , era de R$ 1000,00 ocasião em que o salário mínimo vigente era de R$ 136,00.São anos sem reajuste, de perda salarial. Reajustando para os dias atuais o vencimento de 1999 deveria ser de R$ 3417,75.

Este projeto lei se aprovado irá definir o piso salarial do funcionalismo público provavelmente por mais 3 anos. Não podemos esquecer que nos 5 anos de mandato do atual Gestão, a questão de reajuste salarial não foi sequer mencionada.

Em todos os momentos em que procuramos a Gestão com reivindicações de melhoria salarial , lutas por categorias, obtivemos uma resposta negativa e como justificativa o fato de não termos amparo legal para aumento, uma vez que a Lei 341/1999 define o piso salarial em R$ 1.232,00 e a produtividade, prevista no artigo 14,da Lei Municipal 599/2006, de 7 de julho de 2006, não pode ultrapassar a 75% do salário.

Com isso os profissionais da saúde de Eunápolis recebem hoje um dos menores salários da região.
Lutamos pelo reconhecimento de nosso trabalho e de nossa dedicação , com uma remuneração justa, digna.

Lutamos para que junto com a Administração Pública possamos revisar e atualizar o Plano de Cargos e Salários de forma a garantir um reajuste anual, com a determinação de uma data base ,alteração na progressão horizontal e inclusão do Plano de Carreira do Funcionalismo Público.

Diante disso,foi formada uma comissão composta por 1 representante de cada categoria de servidor da saúde, que levou nossas reivindicações acima descritas ao Prefeito Robério Oliveira. Nesta reunião,o Prefeito se comprometeu a analisar as propostas e apresentar uma contra-proposta até o dia 18/11/09,ocasião que teríamos uma reunião com o Sindicato.

Como até o momento nenhuma contra-proposta foi encaminhada ao representante do Sindicato,os servidores públicos presentes na assembléia que aconteceu ontem, 24/11/09 as 16hs no auditório da EBDA, votou por uma paralisação do funcionalismo .

ASSIM CONVIDAMOS TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS para participarem da Paralisação , dia 30/11, cuja concentração será a partir das 8 horas em frente a prefeitura .
O apoio de todos é fundamental para fortalecimento da nossa luta.

ESTA LUTA É DE TODOS !!!!!!
FAÇA O QUE PUDER , MAIS FAÇA.
É PREFERIVEL LUTAR POR UMA CAUSA JUSTA DO QUE SE ARREPENDER MAIS TARDE POR NÃO TER TENTADO.

ENVIE ESTA MENSAGEM PARA OUTROS SERVIDORES!!!!!

* Fotos copiadas do sítio
www.tudonabahia.com.br, onde você pode ler mais sobre o assunto no endereço:
http://www.tudonabahia.com.br/admin/headline.php?n_id=936&u=0\

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DESLIGAMENTO DE PROFISSIONAIS DOS PROGRAMAS DE ATENÇÃO BÁSICA?


Recebi e soube que outros profissionais receberam uma “Comunicação Interna” (CI) da Coordenação da Atenção Básica que nos informava de maneira muito clara que a partir de determinada data, na ausência de determinada ação, MEDIDAS CABÍVEIS e DESLIGAMENTO dos profissionais dos programas de Atenção Básica.

Você pode ler a CI clicando nela ai na parte de cima do texto.

Fui questionado por alguns colegas médicos e por isso resolvi postar aqui para que todos tenham acesso a minha resposta a Coordenação que por sinal ainda não obtive retorno.

Mas fica bem claro também que ao que se pede na ação ao profissional médico não é de sua competência.

“Quanto ao preenchimento de Relatório de ordem administrativa, não faz parte do dever médico. A ele compete preenchimento integral do Prontuário Médico e das Fichas de Atendimento Ambulatorial, com letra legível e sem rasuras, como bem estabelece a Resolução...

... O BPA sendo de caráter estatístico e administrativo devera ser preenchido pelo Auxiliar Administrativo ou Atendente de sala”.

Segue a resposta na integra:

Eunápolis, 26 de outubro de 2009.
Liziane Bonfim
Coord. Da Atenção Básica

Em resposta a Comunicação Interna (CI) de número 66 com data de 9 de outubro de 2009 no qual argumenta “prejuízo quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações e no cumprimento de metas, como também perda de recurso financeiro”. E segue a informação de que a partir daquela data, caso eu não realize informações em “planilha em anexo” teremos como resposta “medidas cabíveis e desligamento do profissional dos programas da Atenção Básica”, tenho a esclarecer:

· Não recebi nenhuma planilha em anexo;
· Com base na Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) de nº 1.638/02 e firmado no Parecer ao Conselho Regional de Medicina (CREMEB) de nº 3 de 2009, aprovado pela 1ª Câmara em 5 de janeiro de 2009 estou ciente de que meu dever profissional vem sendo prestado em acordo com os preceitos da ética;
· Segue o Parecer: “Quanto ao preenchimento de Relatório de ordem administrativa, não faz parte do dever médico (grifo meu). A ele compete preenchimento integral do Prontuário Médico e das Fichas de Atendimento Ambulatorial, com letra legível e sem rasuras, como bem estabelece a Resolução...”
· Por fim, Segue o Parecer: “O BPA sendo de caráter estatístico e administrativo devera ser preenchido pelo Auxiliar Administrativo ou Atendente de sala”.

Aproveitando esta preciosa oportunidade a bem do bom desenvolvimento das ações médica, cumprimento da meta de um atendimento digno e seguro, e da não perda de recursos pela falha no atendimento levando danos as minhas pacientes e custos maiores ao Sistema SUS, solicito melhor planejamento no sentido de que minhas solicitações que fiz por diversas vezes no sentido de ter pelo menos o mínimo necessário as condições de trabalho como segue nos anexos do qual fiz questão de enviar apenas os mais recentes, mas posso disponibilizar todos, e verificar que já se vai longe minhas solicitações. Porém as últimas resumem bem as maiores dificuldades.

Na data de 1º de junho solicito providências quanto ao excesso de 2ª via de prontuário; em 9 de julho informo não haver nenhum tipo de instrumento para a ausculta fetal em um serviço de “Pré-Natal de Alto-Risco”, condição esta que já vem de bem antes da transferência dos trabalhos para o bairro Santa Lúcia; já em 10 de agosto reafirmo a falta de instrumento para ausculta fetal e das condições da sala de atendimento (o que recebeu um paliativo).

Aproveito ainda para solicitar a disponibilidade de uma auxiliar para acompanhar os exames ginecológicos que são realizados no serviço de pré-natal seguindo a recomendação de nº 01/88 do CREMESP.

Atenciosamente,







WAGNER VAI DEIXAR OS CARLETTO COMANDANDO O DETRAN?

ENQUANTO ISSO...

EU CONTINUO AQUI COLANDO DOS OUTROS...

ESSA É DO SÍTIO: http://www.politicalivre.com.br/

25.11.2009 às 09:56

Wagner vai deixar os Carletto comandando o Detran?

O governo usa a prisão do irmão do deputado estadual governista Ronaldo Carletto (PP), Paulo Carletto, empresário do ramo de transportes, no esforço de provar que a Operação Expresso, que prendeu ontem, entre outros, o diretor-geral da Agerba, Lomanto Neto, indicado pelo PMDB, foi isenta, não teve motivação política.

Dada a dimensão política de Lomanto, isto é, seu envolvimento com o PMDB, e referências que começam a aparecer nas investigações ao presidente do partido, Lúcio Vieira Lima, e ao sobrinho do ex-diretor da Agerba, o deputado Leur Lomanto Jr., além de outros fatos, como o momento em que a operação policial foi deflagrada, quatro meses depois do rompimento com o partido, o argumento tende, naturalmente, a esmaecer-se.

Mas ainda que a operação Expresso tenha sido conduzida com a imparcialidade dos Deuses que o governo alega, o governador Jaques Wagner não pode eximir-se de adotar uma postura, pelo menos de cautela, com relação aos Carletto.

Afinal, o deputado Ronaldo Carletto, que é irmão do empresário e, segundo se comenta, seu sócio, é o responsável pela comando do Detran, o Departamento Estadual de Trânsito, situação que gera estranheza desde o princípio, dada exatamente a vinculação do parlamentar e de sua família com o setor a que o órgão caberia fiscalizar.

Se o governador fez vistas grossas sobre o conflito de origem envolvendo os Carletto, no momento em que concedeu-lhes o espaço, não pode mais proceder com a mesma isenção que avoca para si agora na condução da Operação Expresso, a cargo, é verdade, da Justiça e do MP, mas cujas provas estão sendo produzidas – é bom que se frise – por uma polícia que ele pessoalmente comanda através de seu secretário estadual de segurança Pública.

Neste episódio, apesar de nada ainda ter sido provado contra o deputado e seu irmão na Operação Expresso, está na hora de Wagner agir e afastar os Carletto de qualquer ingerência em órgãos envolvidos com a área de transportes no Estado, pelo menos até a conclusão das investigações, que espera-se, de forma honesta, apure mais esse escândalo e isente ou condene quem merece ser responsabilizado.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

AS CONSEQUÊNCIAS DA FRAUDE DA AGERBA NA POLÍTICA BAHIANA

RETIRADO DO BLOG POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA

Publicado em (Geral) por Editor em 24/11/2009 . 17:06
Nos bastidores políticos de Salvador o comentário é que com a prisão de Paulo Carleto, o deputado estadual Ronaldo Carleto (PP), deixará de fazer parte da bancada do governo Wagner.

Mas o Deputado não tem força política para levar o PP para oposição, por isso provavelmente ele vai sozinho para oposição, e em 2010 estará com Paulo Souto.

Ronaldo candidatou a Deputado em 2002, naquela ocasião fez várias dobradinha com Fábio Souto (DEM), filho do ex-governador Paulo Souto (DEM). A família Carleto tem uma ligação bastante forte com o ex-governador.

O deputado Ronaldo Carleto só aderiu a bancada do governo por questão de âmbito empresarial, porque como sócio da Rota, Cidade Sol e Expresso Brasileiro ele ficaria em uma situação bastante complicada na oposição, porque é a AGERBA que regulamenta esse setor.

O grupo Rota é considerado atualmente a empresa mais forte do sistema intermunicipal de transportes. Recentemente passou a explorar linhas na Região Metropolitana de Salvador e no Recôncavo.

O ex-diretor da AGERBA que foi preso é Lomanto Neto, filho do ex-governador Lomanto Júnior, e foi indicado para o cargo pelo Ministro Geddel Vieira Lima.Com o rompimento entre Geddel e Wagner ele acabou deixando o cargo.

Segundo informações, a outra empresa que também está sendo acusado de participação na fraude da AGERBA pertence a um primo do ex-senador ACM, o proprietário é considerado um dos homens mais ricos de Vitória da Conquista.

HOJE É UM DIA ESPECIAL PARA A SAÚDE REGIONAL


Tomei conhecimento pela mídia que hoje o Secretário de Saúde deste Estado estará às 14 h na cidade para finalmente dar posse à nova direção da 8ª DIRES.

Da saída do PMDB do governo em agosto até hoje o governo do Estado teve muita dificuldade em escolher o novo Diretor Regional tal a quantidade de currículos que foram apresentados e certamente pela qualidade de cada um deles na gestão da saúde pública e principalmente pelo domínio de conhecimento da realidade dos municípios da 8ª Região.

Escolher o mais competente não foi tarefa fácil.

Mas não poderia ser melhor a escolha.

Além de seus serviços atuantes na área de saúde pública, com vasta experiência comprovada, a doutora é filha da SOCIALISTA Maria Menezes, hoje vice-prefeita da cidade de Eunápolis que a cada dia, como diz um camarada do meu partido, se torna uma liderança incontestável na região por suas ações no atual governo municipal onde desenvolve um trabalho todo voltado para colocar em prática o programa do seu partido político, o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Foi uma grande vitória para todos nós que pensamos e comungamos com esta visão.

Convoco todos a comparecerem a posse às 14 horas para comemorarmos juntos com o Governo do Estado e o Governo Municipal.

A seguir a festa da posse, convoco também a todos os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS de Eunápolis para a reunião às 16 h na ADAB (Casa da Agricultura, em frente à Insinuante) para debaterem sobre as nossas PERDAS SALÁRIAIS que em diversas categorias datam de 2003 e sobre o Plano de Cargos e Salários que o atual Governo Municipal quer aprovar atropelando toda categoria ao não discutir o plano.

Como a última informação que tive foi de que não houve resposta da prefeitura a proposta da categoria, estará sendo colocada em pauta a proposta de PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS.

A presença da vice-prefeita socialista na Assembléia da categoria depois da festa da posse da sua filha, aderindo às negociações será importante para a luta dos funcionários.

Todos lá.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SE REUNEM AMANHÃ PARA DISCUTIR PERDAS SALÁRIAIS E PLANO DE CARGOS E VENCIMENTOS

Recebi uma convocação para reunião nesta próxima terça-feira, dia 24, às 16 h na CEPLAC, para todo funcionalismo público municipal eunapolitano.

Em pauta a recuperação das perdas salárias (desde 2003 sem reajuste para algumas categorias) e a discursão do Plano de Cargos e Vencimentos que o governo quer aprovar sem discursão com a categoria.

É hora de mostrar a cara essa turma ai que fica reclamando pelo corredor.

A união da categoria certamente nos deixa forte.

domingo, 22 de novembro de 2009

E PARA TERMINAR O ASSUNTO

Luciano termina sua observação assim:

A versão atualizada dos cara-pintadas: os neocaretas!

"E ali, dentro de uma universidade, local que tradicionalmente chama a si a vanguarda pelas "lutas democráticas", assistimos a uma demonstração de intolerância, brutalidade e estupidez como há muito não se via. Provavelmente a maioria dos "defensores da moral e bons costumes" eram garotos e garotas que não veem mal em dançar aqueles funks com letras pornográficas, navegar por sites de sacanagem, dar audiência para a mulher melancia - que mostra o útero em rede nacional de televisão - ou consumir algumas substâncias pra "ficar mais alegre". Essa gente tão liberal ficou zangada com o vestido da Geysi. E decidiu partir para a porrada".

"O que eu acho? Um absurdo. Se alguém quebra as normas, chame a polícia, aplique-se a lei. Mas ofender, agredir, mesmo que moralmente, é coisa de troglodita".

E SEGUE O VESTIDO ROSA


Não há justificativa moral possível para esse incidente. Ele é um caso claro de violência contra a mulher. (...) A multidão enfurecida não se descreve como algoz. Foi a jovem mulher insinuante quem teria provocado a reação da multidão. Nesse raciocínio enviesado, a multidão teria sido vítima da impertinência do vestido rosa. (...)

Pode causar ainda mais espanto o fato de que a multidão não tinha sexo. Homens e mulheres perseguiam o vestido rosa com fúria semelhante. Há mesmo quem conte que a confusão foi provocada por uma estudante.

Mas isso não significa que a violência seja moralmente neutra quanto à desigualdade de gênero. É uma lógica machista e que alimenta sentimentos de indignação e ultraje por um vestido curto em uma mulher. A sociologia do vestuário é um recurso retórico para encobrir a real causa da violência - a opressão do corpo feminino.

Não é o vestido rosa que incomoda a multidão, mas o vestido rosa em um corpo de mulher que não se submete ao puritanismo.

Não há nada que justifique o uso da violência para disciplinar as mulheres. Nem mesmo a situação hipotética de uma mulher sem roupas justificaria o caso. Mas parece que uma mulher em um vestido insinuante provoca mais fúria e indignação que a nudez. O vestido rosa seria o sinal da imoralidade feminina, ao passo que a nudez denunciaria a loucura. A verdade é que não há nem imoralidade, nem loucura. Há simplesmente uma sociedade desigual e que acredita disciplinar os corpos femininos pela violência. Nem que seja pela humilhação e pela vergonha de um vestido rosa.

Debora Diniz

Antropóloga e professora da UnB
(Do sítio de Luciano Pires)

2º CONGRESSO MÉDICO DO PSF




Muito importante para os médicos da região.





sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AGRADECIMENTO A ENFERMEIRA GISELE GARCIA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE EUNÁPOLIS

Quero agradecer a enfermeira GISELE GARCIA da Secretaria de Saúde de Eunápolis.

Estive na Secretaria e entreguei em nome do Sindicato dos Médicos de Eunápolis (SINDIMED) um cartaz com o convite para o 2º CONGRESSO MÉDICO DO PSF que será realizado dia 4 e 5 de dezembro no Hotel Pestana.

Direcionado principalmente aos médicos que atuam no PSF (Programa de Saúde da Família), mas aberto a todos ávidos pelo saber, e que terá um algo mais, porque será apresentado temas de relações trabalhistas.

A enfermeira fez chegar a todos os médicos do PSF de Eunápolis uma correspondência interna avisando do evento.

Obrigado Gisele, em nome do SINDIMED.

Gostaria que sua ação fosse seguida por todos profissionais do PSF da região fazendo chegar aos profissionais médicos a informação e dando a eles a oportunidade assim de se inscreverem para participar ativamente do Congresso e enriquecer seus conhecimentos.

Valeu mesmo.
* Postarei a seguir o cartaz com a programação novamente.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O FUTEBOL TEM QUE MUDAR


Como é bom ser poderoso. Ser grande.

Ainda não vi um veiculo de comunicação falando direto da Irlanda do Norte e mostrando o descontentamento daquele povo ao ver que seu sonho de participar de uma Copa do Mundo não se realizará porque alguém literalmente “passou a mão” na vaga.

Se tivesse ocorrido o contrário certamente correspondentes internacionais estariam nas telinhas e nas ondas dos rádios mostrando a tristeza do povo frances.

Mas não é sobre isso que quero falar agora não.

Quero dizer que o futebol precisa mudar.

Com toda tecnologia atual e que a cada dia aparece uma mais espetacular, o futebol permanece parado na pré-história em nome de “isso é que dá a emoção”.

Me poupe!

Enquanto no automobilismo os pilotos são penalizados durante as provas quando da utilização de má fé, em natação a modernidade tira dúvidas de milésimos de segundos e em tantos outros esportes o futuro já chegou, no futebol, erros grosseiros como esse último que tirou um país da maior festa do futebol continuam numa boa. Ainda mais se o prejudicado não tem tradição no esporte.

Imagina você acordando agora após a final da próxima copa de ressaca com a derrota do Brasil com um gol de mão de um irmão argentino...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DESCULPAS PELO NÃO ATENDIMENTO AO PLANSERV



Quanto ao PLANSERV...

Volto a pedir desculpas as minhas e meus clientes...

O atendimento ainda esta suspenso.

Por FALTA DE PAGAMENTO.

Não recebo do hospital que é credenciado e pelo qual presto atendimento desde JUNHO.

Já são:

JULHO, AGOSTO E SETEMBRO.

E ninguém toma atitude nenhuma.

Então continuo parado.

Tenho outras boquinhas para alimentar também. Ô pessoal de Salvador...

ESTA POSTAGEM É PARA OS MÉDICOS DA REGIÃO. VEM AI O NOVO HOSPITAL RAMOS. FAÇA PARTE DA MAIS NOVA CONCEPÇÃO DE SAÚDE DO EXTREMO SUL

Acessem agora o sítio:

www.hospitalramos.com.br

E venha ser parte desta família.

NOVO HOSPITAL RAMOS

terça-feira, 17 de novembro de 2009

2º CONGRESSO MÉDICO DO PSF



O Sindicato dos Médicos da Bahia (SINDIMED) realizará o 2º Congresso Médico do Programa de Saúde da Família (PSF) nos dias 4 e 5 de dezembro.

Os médicos alvo são os que trabalham no Programa (Estratégia de Saúde da Família) e todos aqueles interessados em adquirir novos conhecimentos.

O investimento para os médicos sindicalizados é zero. O SINDIMED não cobrará pela inscrição.

Os não sindicalizados pagarão pela inscrição a taxa simbólica de R$ 50,00 (Cinquenta miréis ou merrecas, como queiram).

Além do conteúdo técnico devemos observar a programação que irá discutir a RELAÇÃO DE TRABALHO neste importante momento de mobilização da categoria.

Estarão presentes o Dr Jorge Solla (Secretário Estadual de Saúde), Dr Paulo Argolo Mendes (Presidente da Federação Nacional dos Médicos - FENAM), Dr Jairmilson Paim (Instituto de Saúde Coletiva), Suzana Ribeiro (Presidente do Conselho de Secretários Munícipais de Saúde e Roberto Oliveira Maia da Silva (Presidente da União dos Prefeitos da Bahia).

O interior precisa mostrar sua força se mobilizando e se fazendo presente neste evento.

É uma hora de muita responsabilidade.

Estarei lá.

Te aguardo.





SEMINÁRIO: DESAFIOS NA GESTÃO HOSPITALAR



Dia 27 de novembro no Bahia Othon Palace Hotel em Salvador o Conselho Regional de Medicina (CREMEB) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) apresenta aos médicos em geral este seminário muitíssimo importante, em especial aos diretores técnicos e clínicos de hospitais



Uma boa oportunidade para os profissionais da região.


As inscrições serão gratuitas e as vagas limitadas.

I SEMINÁRIO MAGISTRADOS EM AÇÃO (2ª CHAMADA)



A galera da turma pediu e "nóis repete".

O evento será na UNISULBAHIA nos dias 20 e 21 deste mês.

Com direito a certificação, a turma do 8º período de Direito trouxe um time de primeira linha para esse seminário.Fique por dentro dos detalhes ligando para:

(73) 8113 6203 - EDIMILDO LEAL - ITABELA - BA
(73) 9927 2714 - LÍVIA NUNES - EUNÁPOLIS - BA
(73) 8103 4676 - ÉRIKA ANTON - EUNÁPOLIS - BA
(73) 8829 5694 - INAHANI CONFOLONIERI - PORTO SEGURO - BA
(73) 8838 1914 - BRUNA AMARAL - PORTO SEGURO - BA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mas i é? Picaretagem? Meu Deus...

Veja só o que achei no endereço:

http://www.osarrafo.com.br/v1/2009/11/15/fazer-o-que-a-constituicao-permite/

Se isso for real mesmo sem maldade...

Ai vou entender muita coisa...

Veja ai o texto retirado de lá:

Pastor R.R. Soares compra avião de R$ 8,6 milhões, diz revista

O pastor R.R. Soares, que é fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus e apresenta o programa “Show da Fé”, da Band, comprou por US$ 5 milhões [cerca de R$ 8,6 milhões] um avião turboélice King Air 350 com banheiro a bordo e capacidade para oito passageiros. Além de apresentar o “Show da Fé” -que também é exibido pela CNT e pela Rede Internacional de televisão (RIT), o pastor mantém horários alugados nas madrugadas e fins de tarde na emissora RedeTV!. Informações da Veja.

Caramba!

Lembro dessa pessoa aqui por Eunápolis no aniversário da cidade cercado de autoridades...

Não quero acreditar...

Prefiro achar que seja mais uma dessas pegadinhas da net...

(Pensando! Pensando! Pensando!)

domingo, 15 de novembro de 2009

MAIS UMA LEI DE PAPEL?

Em 19 de maio de 2008, Marcos Vinhal escreveu um texto sobre a Lei que garante mamografia aos 40 anos.


Já estamos no final de 2009 e no entanto...


Mas vamos ao texto. É interessante.


"Atualização de lei garante mamografia aos 40 e direito de tratamento completo para o câncer de mama.

Benefício antecipa o acesso ao exame mamográfico para 40 anos e determina que o SUS proporcione assistência integral à saúde da mulher diagnosticada com a doença.

A atualização da lei nº 11.664 - que efetiva as ações de saúde e assegura a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de mama e colo uterino, no âmbito do Sistema Único de Saúde - traz duas importantes mudanças no que diz respeito à saúde da mulher brasileira. A primeira delas trata-se da diminuição na idade e no tempo da realização do exame mamográfico. Agora, mulheres de 40 anos deverão ser encaminhadas para mamografia uma vez por ano.

A segunda modificação engloba a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, detecção, tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, dos cânceres de mama e colo uterino.

As alterações nas regras do SUS visam aumentar os diagnósticos precoces destes dois tipos de câncer, que em 2008 devem atingir mais de 90 mil mulheres em todo Brasil, segundo dados do INCa (Instituto Nacional do Câncer). O câncer de mama, por exemplo, é o tumor que mais causa mortes entre as mulheres, mas que, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são aumentadas.

O presidente Lula sancionou a lei nº 11.664 no dia 29 de Abril de 2008 (grifo meu). As atualizações na lei 11.664 tornaram-se necessárias para tentar conter o avanço das doenças e aumentar a atuação do SUS na prevenção, no tratamento mais efetivo e moderno, com a inclusão de novos exames diagnósticos e ação efetiva na educação.

Vida moderna


“A chegada da vida moderna modificou a rotina feminina e influenciou negativamente na saúde da brasileira. Estudos comprovam que o aumento do estresse, o fumo, a falta de tempo para consultas médicas e realização de exames periódicos e a precária infra-estrutura da saúde pública nacional acarretaram no aumento dos casos dos cânceres de mama e colo do útero, entre outras doenças. Além disso, ficou comprovado que o investimento em educação deve ser efetivo, pois só assim será possível diminuir os óbitos decorrentes destas doenças”, comenta dra. Maira Calefi, presidente da Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

As políticas nacionais precisam se adaptar à nova realidade e alterar os padrões estabelecidos há anos. No caso do câncer, nunca se imaginou que mulheres desenvolveriam cânceres de mama e colo com menos de 50 anos, ou antes, da menopausa"...



AINDA ESTOU EM ESTADO DE GRAÇA!



Hehehehehehe...

Desculpa aê...

sábado, 14 de novembro de 2009

VASCO FAZ O DEVER DE CASA E SE TORNA CAMPEÃO DA SÉRIE B



O trabalho foi realizado.

Agora é acreditar no trabalho da atual diretoria que vem colocando o clube no rumo certo.

Vamos torcer em 2010 pelo novo Vasco.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NADA SUBSTITUI O MÉDICO QUANDO O ASSUNTO É SAÚDE

Jorge Cerqueira Presidente do Conselho Regional de Medicina - Cremeb

São Lucas, santo padroeiro dos médicos, tem sua celebração oficial a cada 18 de outubro, data que favorece reflexões da categoria profissional diante da realidade que adultera fundamentos e o exercício da Medicina.

Pelo retrovisor histórico, podemos vislumbrar a sociedade de admiração ao médico, do paternalismo ao paciente, mago das fragilidades humanas. Na realidade, a sociedade estabeleceu atribuições ao médico, às vezes no plano da idealização.

O fosso extenso, contudo, entre as qualidades exigidas do médico e a realidade acadêmica, torna-se o primeiro obstáculo visível a uma medicina eficiente. Em todos os rincões do país, brotam cursos privados muitos deles apenas preocupados com as leis do mercado financeiro e desprovidos de compromisso pedagógico e ético.

Em Portugal medieval, existia o "médico idiota", termo que designava o profissional sem formação em medicina ou iletrado, mas que carregava conhecimento, experiências, sem qualquer raciocínio científico. Pelo avanço tecnológico, o Brasil não retrocederá no tempo, mas não podem ser mais escamoteados os procedimentos reprováveis, por inadequação do ensino, detectados e coibidos pelos Conselhos de Medicina, normatizando e orientando os médicos.

Em paralelo, opera um sistema de saúde pública que submete o médico a contratos precários, negligencia no plano de cargos, carreira e vencimentos, sem contabilizar o crônico déficit de leitos, escassez de instrumental e de medicamentos.

Nos últimos anos, novo entrave à performance médica: a Justiça concede liminares, com base na lei, porém contrariando inarredáveis critérios técnicos.

Apesar de tudo, o Dia do Médico deve ser comemorado - repetindo o juramento hipocrático: "Manterei a minha vida e a minha arte com pureza e santidade; qualquer que seja a casa em que penetre, entrarei nela para beneficiar o doente; evitarei qualquer ato voluntário de maldade ou corrupção..."-, porque no seio da categoria existe um universo de valores, de conceitos morais, éticos, jurídicos e religiosos que fazem o trabalho médico ser reconhecido pela sociedade.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CONGRESSO DO PCdoB APROVA NOVO PROGRAMA. AGORA VAMOS VER EUNÁPOLIS.



Terminado o 12º Congresso do PCdoB você pode acessar o novo programa do partido acessando:


Agora vamos aguardar a posição da Direção Estadual quanto a Eunápolis.

A Conferência Municipal não obteve a aprovação até o momento da Direção Estadual.

O partido terá que resolver qual caminho seguir na cidade.

Já teve gente da imprensa eunapolitana com pouca qualidade na apuração dos fatos dizendo quem é o presidente do partido em Eunápolis.

Agora vamos aguardar o partido descidir pela composição da direção em Eunápolis.

Depois comentamos.





quarta-feira, 11 de novembro de 2009

VAMOS RELEMBRAR A GRIPE SUINA? DEPOIS VAMOS A MENINGITE.

Então vou postar novemente uma matéria que entrou aqui no blog no início da história.

Vamos ler novamente e tirar as conclusões.

Segue ai:

Contar os mortos, disseminar o pânico
Atualizado e Publicado em 30 de julho de 2009 às 00:07
URL do artigo: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/


GRIPE SUÍNA Contar os mortos, disseminar o pânico

Luiz Antonio Magalhães

Sim, há uma nova gripe circulando no país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, como de resto em praticamente todo o mundo. É fato. Algumas pessoas vão morrer da moléstia, como de resto morre gente vítima das outras gripes existentes. Também é fato. O que tem sido visto na grande imprensa brasileira nos últimos dias, porém, é praticamente um crime contra o bom senso e a inteligência do distinto público. A cobertura da chamada gripe suína (o nome correto é Influenza A H1N1) se tornou uma verdadeira aberração, provoca pânico na população e certamente vai se mostrar exagerada em menos de dois ou três meses, quando os números da tal "terrível pandemia" começarem a murchar. Como a mídia não tem autocrítica, porém, logo surgirá outro assunto para a irresponsabilidade dos responsáveis pelas manchetes e escaladas dos telejornais.

Não é preciso ser gênio para perceber que a cobertura dos últimos dias e semanas, focada na contagem do número de mortos que a maléfica gripe já provocou no país, não tem nenhuma outra utilidade senão a de disseminar o pânico. O ombudsman da Folha de S.Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, em sua coluna dominical (26/7) reproduzida ao final deste texto, classificou a cobertura da Folha - e em especial uma reportagem publicada no domingo anterior (19/7), intitulada "Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses" - como "um dos mais graves erros jornalísticos cometidos por este jornal desde que assumi o cargo, em abril de 2008".

Carlos Eduardo se limitou a escrever sobre a Folha, mas as suas observações valem para praticamente todos os grandes jornais e telejornais. Todos os dias o público vai sendo informado do número de mortos em decorrência da nova gripe, porém sem qualquer referência estatística ou base comparativa que permita a compreensão do fenômeno em curso. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já explicou, inclusive no programa televisivo deste Observatório, que a taxa de letalidade da gripe suína é a mesma da gripe comum - cerca de 0,6% dos infectados acabam morrendo. (Para ser preciso, usando os dados da OMS divulgados na segunda-feira, 27/7, são 87 mil infectados nas Américas para 707 mortes. A taxa de letalidade fica em 0,8%, mas deve ser muito mais baixa porque os países pararam de fazer testes para descobrir os infectados, que devem superar em muito os 87 mil).

Do ponto de vista da imprensa, porém, este é um dado que não deve ser de maneira alguma alardeado - afinal, notícia ruim é o que vende jornal e aumenta audiência na televisão. As estatísticas também mostram que morre muito mais gente de diarréia e verminose por semana no Brasil do que, desde o início do ano (quase oito meses!) de gripe suína. Aliás, só no inverno passado (junho/julho) foram 4,5 mil mortos da gripe "normal" contra os tais 45 da gripe suína neste ano.

Recordar é viver

O pior de tudo é que a mídia insiste em não aprender com os erros passados. Ao contrário, gosta de repetir os mesmos equívocos, mesmo que eles possam vir a cobrar seu preço em perda de credibilidade. A cobertura da nova doença, por exemplo, faz lembrar um pouco a do tal do Ebola, o vírus que dizimaria meia África e deixaria um rastro de desgraça pelo mundo afora. Na época (edição de 9 de agosto de 2000), a revista Veja publicou reportagem cujos títulos e lides eram os seguintes:

Truque assassino

Descoberto mecanismo de infecção do vírus Ebola, que mata nove entre dez contaminados.

O Ebola é um pesadelo. Capaz de liquidar suas vítimas em poucos dias, é o mais violento de todos os vírus. De cada dez pessoas contaminadas, nove morrem. Isso ocorre porque o microrganismo ataca veias e artérias de todo o corpo, provocando hemorragia generalizada. Certos órgãos, como o fígado e os rins, simplesmente se desfazem e o sangue jorra em tal profusão que sai pelos olhos e poros. Na semana passada, cientistas americanos anunciaram o primeiro passo para combater esse assassino cruel: a descoberta da proteína usada pelo Ebola para destruir as células, causando o rompimento dos vasos sanguíneos. Entender o mecanismo de infecção torna possível o desenvolvimento de recursos para controlá-lo. "Remédios exigem maior prazo de pesquisa, mas uma vacina pode ser desenvolvida com rapidez", disse a VEJA Gary Nabel, coordenador da pesquisa no Instituto Nacional de Saúde, responsável pelos estudos com o vírus, nos Estados Unidos.

Bem, a África continua por lá e os africanos também. Mundo afora, parece que não foi muita gente que morreu contaminada pelo "pesadelo" da Veja, que mataria nove de cada dez contaminados. É evidente que a taxa de letalidade não poderia ser tão alta, é óbvio que a "reportagem" era uma aula de sensacionalismo barato.

Sensacionalismo ou motivação política

A reportagem da Folha, cuja irresponsabilidade foi apontada pelo ombudsman do jornal, é apenas um exemplo entre tantos outros que poderiam ser colhidos ao acaso em todos os grandes veículos de comunicação do país. Resta então analisar por que a mídia brasileira realiza uma cobertura tão equivocada da gripe suína.

Vamos lá:

Qualquer estudante de primeiro ano de jornalismo ou qualquer jovem esperto, sem diploma, que entrar em uma redação percebe, em questão de minutos, o verdadeiro fascínio que as más notícias exercem sobre os jornalistas. Notícia ruim, tragédia das realmente pesadas, vende muito mais do que fatos positivos. A menos, é claro, que a boa notícia seja algum novo milagre de Fátima, a cura definitiva do câncer ou vitória da seleção em Copa do Mundo. O fato é que jornalistas gostam de notícias ruins porque elas vendem, portanto os ajudam a levar para casa o leitinho das crianças (em alguns casos, o "leitinho" é para os adultos mesmo). Enfim, a vida é dura e nada como uma boa manchete trágica para chamar atenção do público.

Por outro lado, já circula na internet, em blogs pró e contra o atual governo, a versão de que a cobertura da imprensa no caso da gripe suína visa desestabilizar o até aqui muito bem avaliado trabalho do ministro Temporão e, por tabela, tirar mais uns pontinhos da altíssima popularidade do presidente Lula. Sim, é a clássica teoria conspiratória: a mídia contra o governo, usando as armas disponíveis, mesmo que elas signifiquem botar no papel ou na telinha da televisão algo que pouco tem a ver com a realidade. Para os partidários desta teoria, o caso da gripe seria ainda mais estratégico, pois o candidato preferido da oposição ao cargo de Lula, o governador paulista José Serra (PSDB), foi ministro da Saúde, e a "desconstrução" da competência do atual ministro cairia como uma luva para a candidatura tucano-demista em 2010. Quem advoga esta tese lembra as "crises artificiais" criadas pela mídia, como a aérea, que no entanto pouco ou nada afetaram a popularidade do governo Lula.

É claro que ainda é cedo para dar um veredicto final sobre a cobertura da imprensa da gripe suína, mas já é possível sustentar a hipótese de a fome (de audiência e vendas) estar colada à vontade de comer (prejudicar um governo em relação ao qual a grande imprensa sempre foi francamente hostil). Os fatos, porém, acabam se impondo e são sempre mais fortes do que as versões construídas pela mídia, como prova o caso do "sequestro da caderneta de poupança", tão ventilado nas folhas e que se mostrou frágil como um castelo de cartas. Portanto, nada como um dia após o outro para que um quadro mais preciso das reais motivações da mídia nesta cobertura acabe aparecendo. O distinto público, para desalento de certos mancheteiros, é mais esperto do que se imagina...