segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

UM 2010 SUPER MIL PARA VOCÊ!


Estou ausente esses dias.

Sem ler nada, tipo jornal, quase sem assistir TV.

No momento até sem net.

E descobri que minha vida continua boa e pensando bem muito boa...

Minha passagem rápida aqui na casa de computadores para alugar (?) é para agradecer a todos os “emeios” de aniversário, de Natal e de 2010.

Prometo que até antes do carnaval terei respondido a todos um por um.

Em 2010 eu volto postando como sempre. Ou melhor. Quem sabe...

E também o novo empreendimento vai dividir o espaço no meu tempo.

Mas apostamos muito nisso.

Galera...

Que esse 2010 seja 1000 para todos vocês...

domingo, 20 de dezembro de 2009

O PROFUNDO ÓDIO DE CLASSE NO BRASIL


Atualizado em 22 de novembro de 2009 às 19:52

Publicado em 22 de novembro de 2009 às 19:36 por Luiz Carlos Azenha

Francamente, acho estranho que um filme sobre a vida de um presidente da República consiga atrair tanto esculacho: é dramalhão, é tosco, é ruim.Tudo indica que eu não vá ver, por não ter paciência com o tema. Mas começo a gostar do filme pelos críticos que ele atraiu!"Lula, o filho do Brasil", é ficção roliudiana, se entendi bem. Apenas um filme. Qualquer semelhança com personagens da vida real é mera coincidência. Mas toca colocar repórter para investigar a relação de gente remotamente ligada ao filme e o governo. Logo vão descobrir algum carrinho de pipoca em que o pipoqueiro vende maconha e vão culpar o filme por isso. Vão dizer que "Lula, o Filho do Brasil", incentiva o tráfico de drogas. Que incentiva o subperonismo. Que provoca lavagem cerebral. Que incentiva a caspa e o chulé.Eu sabia da existência do ódio de classe no Brasil. Mas nunca imaginei que poderia chegar a esse ponto. Eles não só odeiam o Lula. Eles odeiam qualquer coisa que passe perto do Lula. Não basta dizer que foi tudo sorte, foi tudo por acaso, que os oito anos de Lula foram apenas continuação de FHC, que Lula apenas esquentou a cadeira para José Serra. É preciso matar, salgar e enterrar. Se os pobres brasileiros odiassem os ricos tanto quanto os ricos odeiam os pobres, o Brasil viveria um banho de sangue. Em não sendo assim, ficamos restritos a este espetáculo de manifestações explícitas e implícitas de preconceito de classe.O filme pode até ser ficção grotesca. Mas provocou algo mais grotesco ainda, por ser real e revelador. Essa gente precisa, urgentemente, de um divã.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ASSEMBLÉIA REFORÇA LUTA POR HONORÁRIOS MÉDICOS DIGNOS


Na segunda-feira, dia 30, em assembleia ocorrida na sede da Associação Baiana de Medicina, ABM, foi colocada em pauta atual relação dos médicos com a Saúde Suplementar, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), o Setor Público e o piso salarial dos médicos.

Os temas debatidos constituem polêmicas e questões atuais fundamentais ligadas à prática da profissão médica.

No encontro, foi considerada unânime a opinião de que as remunerações concedidas pelos planos de saúde estão aquém do que seria digno para uma boa prática da medicina.

A assembleia apontou a necessidade de nacionalização e fortalecimento do movimento para a adoção da CBHPM.

Ficou decidido realizar assembleias bimestrais, que devem ter início no dia 14 de dezembro, com uma reunião das entidades médicas (Cremeb, Sindimed e ABM) com as sociedades de especialidades médicas.

Durante a assembleia foram apresentadas as propostas de reajuste de honorários pelas empresas Promédica e Unidas.

Foi decidido acolher a proposta do grupo Unidas, que elevou o valor unitário das consultas de R$42 para R$45.

Contudo, o presidente do Sindicato, José Caires Meira, faz uma ressalva: “É uma proposta que ainda não alcança o patamar mínimo da última edição da CBHPM.

Nossa intenção é manter a mobilização e o diálogo constante com as operadoras para a valorização dos honorários.”

A proposta da Promédica deve ser discutida na reunião do dia 14.

O Presidente da Associação Baiana de Medicina, Antonio Vieira Lopes, foi entrevistado pela Assessoria de Comunicação do Cremeb e manifestou opiniões incisivas com relação à Saúde Suplementar Brasileira.

Para o presidente, os honorários mal pagos forçam o médico a ferir o Código de Ética Médica, por não poder oferecer as condições de atendimento ideais para o paciente.

“Com as baixas remunerações, o médico não pode arcar com os custos da medicina que ele pratica”, explica Vieira Lopes.

Como solução para este problema, o presidente da ABM vai mais longe e defende inclusive o descredenciamento da saúde suplementar.

“Defendo o descredenciamento dos médicos dos planos de saúde, o médico não deveria ter envolvimento com o plano. O paciente deveria pagar e depois buscar seu reembolso.”

Para Dr. Caires o descredenciamento é uma solução ideal para a categoria, mas foge à realidade.

“Como sindicalista, meu compromisso é defender o que a maioria dos médicos quer, e o descredenciamento é uma proposta sem adesão, pois o número de médicos que gostaria de continuar credenciado é muito grande. O papel das entidades é lutar pelo ideal e abraçar o que é possível. Sabemos, no entanto que é preciso uma mobilização da categoria para conseguir resultado melhores. Nossa idéia é de que a CBHPM seja adotada e que os honorários sigam o que ela determina.”

Para o presidente do Cremeb, Cons. Jorge Cerqueira, o mais importante é a retomada da luta pela dignidade médica, pela CBHPM. e por uma remuneração justa para os médicos.

“Este movimento nasceu na Bahia e esperamos que renasça com força e se espalhe pelo Brasil”, afirmou Jorge Cerqueira.

A reunião do dia 14 de dezembro acontecerá na sede da ABM, às 19:00h (R. Baependi, Ondina - Salvador).

O portal do Cremeb divulgará, assim que definida, a agenda de assembleias

Extraído do sítio do CREMEB

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PL 7703/06

1- Das diversas profissões que atuam na área da saúde no Brasil, apenas a Medicina não tem o seu exercício profissional regulamentado em Lei, o que agora se pretende corrigir com a aprovação do PL. Talvez pelo fato da Medicina ser a mais antiga das profissões da Saúde, nunca houve a preocupação de regulamentá-la. Como nos últimos tempos alguns procedimentos que deveriam ser realizados exclusivamente por médicos - do ponto de vista técnico-científico, legal e de responsabilidade civil - passaram a ser executados por profissionais não-médicos, surgiu a necessidade de definição legal das atividades que são ou não privativas de quem tem a formação médica.

2- Como é facilmente compreensível para quem lê o inteiro teor do PL e não apenas "pinçando" alguns de seus artigos para interpretações errôneas, o PL não ofende nem pretende se sobrepor às outras profissões da Saúde, muito menos colocá-las em posição subalterna. Não existe no PL qualquer referência que permita este tipo de interpretação, a não ser por desinformação ou má intenção de pessoas com outros objetivos. Pelo contrário, em vários de seus artigos e parágrafos o PL evidencia de maneira bastante clara o respeito pelas atribuições das outras profissões. Sugerimos a leitura atenta do PL, especialmente o artigo 3, os parágrafos 2, 5, 6 e, principalmente, o parágrafo 7 do artigo 4, além do parágrafo único do artigo 5.

3- O PL vem sendo amplamente debatido há mais de 7 anos, primeiramente no Senado e agora pela Câmara, retornando novamente ao Senado; se finalmente aprovado, seguirá para sanção presidencial. Neste processo foram ouvidos inúmeros setores da Sociedade, em várias audiências públicas, com ampla participação das Entidades representativas de todas as profissões da Saúde, até a edição do texto final que atende, principalmente, às necessidades da população brasileira.

4- A regulamentação da profissão de médico é essencial para proteção da sociedade, para evitar que pessoas sem preparo técnico adequado pratiquem atos danosos à saúde das pessoas. Uma leitura atenta, isenta, sem preconceitos e honesta do PL mostra, com clareza, que não se pretende - e nem seria possível - excluir outras profissões do atendimento à saúde dos cidadãos e nem mesmo limitar as suas atribuições. O que se pretende é evidenciar que uma equipe de saúde deve contar com vários profissionais, de maneira harmoniosa e integrada, nas suas atribuições específicas, incluindo os médicos. Afinal, ao contrario do que pensam alguns, ainda não é possível fazer Medicina sem médico.

Para mandar um e-mail ao Senador de seu Estado, solicitando a aprovação pelo Senado do PL-7703/2006, acesse o link: http://www.apm.org.br/regulamentacaodamedicina/

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ESSA É A LEI DO ATO MÉDICO. AMANHÃ POSTO SOBRE VERDADES E MENTIRAS


LEI ATO MÉDICO

CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO

PÚBLICO


PROJETO DE LEI Nº 7.703-A, DE 2006

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO

Dispõe sobre o exercício da medicina.O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º O exercício da medicina é regido pelas disposições desta lei.

Art. 2º O objeto da atuação do médico é a saúde do ser humano e das coletividades humanas, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo, com o melhor de sua capacidade profissional e sem discriminação de qualquer natureza.

Parágrafo único. O médico desenvolverá suas ações profissionais no campo da atenção à saúde para:

I – a promoção, a proteção e a recuperação da saúde;

II – a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças;

III – a reabilitação dos enfermos e portadores de deficiências.

Art. 3º O médico integrante da equipe de saúde que assiste o indivíduo ou a coletividade atuará em mútua colaboração com os demais profissionais de saúde que a compõem.

Art. 4º São atividades privativas do médico:

I – formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica;

II – indicação e execução da intervenção cirúrgica e prescrição dos cuidados médicos pré e pós-operatórios;

III – indicação da execução e execução de procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo os acessos vasculares profundos, as biópsias e as endoscopias;

IV – intubação traqueal;

V – coordenação da estratégia ventilatória inicial para a ventilação mecânica invasiva, bem como as mudanças necessárias diante das intercorrências clínicas, e do programa de interrupção da ventilação mecânica invasiva, incluindo a desintubação traqueal;

VI – execução da sedação profunda, bloqueios anestésicos e anestesia geral;

VII – emissão de laudo dos exames endoscópios e de imagem, dos procedimentos diagnósticos invasivos;

VIII - emissão dos diagnósticos anatomopatológicos e citopatológicos;

IX – indicação do uso de órteses e próteses, exceto as órteses de uso temporário;

X – prescrição de órteses e próteses oftalmológicas;

XI – determinação do prognóstico relativo ao diagnóstico nosológico;

XII – indicação de internação e alta médica nos serviços de atenção à saúde;

XIII – realização de perícia médica e exames médico-legais, excetuados os exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas, genéticas e de biologia molecular;

XIV – atestação médica de condições de saúde, deficiência e doença;

XV – atestação do óbito, exceto em casos de morte natural em localidade em que não haja médico.

CINCO MIL CLIENTES



Quero agradecer a todos clientes de toda essa região.

Do Sul. Do Extremo Sul. Do Norte de Minas. Do Norte do Espírito Santo. Aos turistas...

Hoje ao final da tarde completei 5 mil clientes.

Obrigado.

ENQUETE NO SENADO: VOTE A FAVOR DO ATO MÉDICO

Agência Senado está promovendo uma enquete, através do seu site, sobre a regulamentação da medicina.

Para dizer SIM ao Ato Médico, acesse agora mesmo a página da Agência Senado.

O endereço é o seguinte: http://www.senado.gov.br/agencia

Encaminhe esta mensagem aos colegas médicos e defensores da proposta para votar já!

Envolva nesta luta familiares e amigos, seja um multiplicador de ações em favor da Medicina e da assistência à saúde.

* "Emeio" recebido do CREMEB

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

AINDA SOBRE A FINAL DO BRASILEIRÃO

Hehehehehehe...


Escrevi ontem sobre a final do brasileirão não deixando de lamentar o acontecido e provocar a torcida adversária, rsrsrsrs...


Não deu outra.


Meu "emeio" já recebeu um tantão de gozação dos meus amigos.

E para tentar amenizar, rsrsrsrs...

O certo é que o Framengo foi o clube mais regular nesta fase do returno. Fez sua parte com valor e contou com a ineficácia dos paulistas e a sorte de ter no último jogo um adversário sem interesses na competição e ainda por cima ter uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro nas sua mãos. Não ia mesmo dar o título ao rival.

Isso tudo, essa mistura de trabalho e sorte, são elementos de campeão.

Portanto urubuzada...

Parabéns...

Rsrsrsrsrsrsrs....

domingo, 6 de dezembro de 2009

PRECONCEITO




Já vou logo avisando.

Tô puto.

O Framengo é campeão.

Que merda!

Culpa dos paulistas.

Os clubes todos lá de Sum Paulo poderiam ter ganho esse campeonato.

Mas o povo ruim de trabalho é esse povo lá de São Paulo.

Tirando o nordestino que trabalha lá, esses mauricinhos paulistanos foram todos um bambi só.

Inooerância no campeonato chamou os gaúchos a responsabilidade de impedir o time do Rio de ser o melhor.

E lá foram os azuis querendo ser rosa só para sacenear o vermelho.

Ai meu amigo. Não tinha jeito. O Framengo já era campeão desde a semana passada. Nem a encenação de hoje enganou. É só ver a torcida. Nem ela foi tão eufórica quanto aos últimos jogos.
O senso comum traduz em vergonha?

Bem.
Tirando o meu precoceito de vascaíno. Quero parabenizar ao treinador do Flamengo.

Andrade, esse sim, merece o título.

Foi craque!

E pela sua humildade deu olé!

Parabéns Andrade.

Vaias para os paulistas e os gaúchos azuis.










O GRÊMIO NÃO FICOU DE QUATRO. FOI DUAS BOLAS SÓ LÁ DENTRO.



Assim não adianta secar.

Depois o povo azul lá do sul reclama.

Aquele joguinho armando de fundo de quintal.

Você viu os minutos de entrega no final?

O azul ficou rosa.

Prefiro ficar vermelho de raiva.

A grande mídia gostou.

Não ouvi em nenhum momento ela dizer quantos reservas jogaram no time dos pampas...

Ai ai ai ...







E PAÍS DO FUTEBOL...



Já que estamos perdendo tempo falando de futebol...

É ridiculo assistir a essa pelada programada.

É melhor ver a briga real pela disputa de quem não vai para segundona.

Esse sim é real...

SECANDO


Cheguei.

Estou em casa.

Daqui a pouco escrevo sobre o Congresso lá em Salvador.

Agora vou me purificar e dar uma secada básica, hehehehe...

Até já.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MUITO BOM O PRIMEIRO DIA DO CONGRESSO MÉDICO DO PSF REALIZADO PELO SINDIMED


A caixa de "emeio" esta lotada.

Passei rapidão por ela agora aqui no saguão do hotel.

O dia foi muito bom no 2º Congresso Médico do PSF realizado pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (SINDIMED) aqui em Salvador.

O debate entre O Secretário Estadual de Saúde e um diretor da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) sobre as Fundações Estatais foi um dos destaques entre tantos outros enriquecedores.

Amanhã será o segundo dia e promete muito.

Agora como ninguém é de ferro (só o Homem), vou me dirigir para a sede do sindicato onde já esta rolando a festa de comemoração dos 75 anos de SINDIMED.

A seguir darei mais notícias.

Quando voltar falo do evento com fotos.

E de quebra respondo a todos "emeios" no domigo a tarde quando estarei no aconchego do meu lar secando o Framengo.


Fui...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

OS FUTUROS BENEFÍCIOS DA GRIPE A

Francisco Orniudo Fernandes - Médico infectologista
Publicado no(a): Em: 1/9/2009
Extraído do sítio Portal Médico

Sempre que acontece uma epidemia, há propagação também de pânico na população, gerado pela falta de conhecimentos sobre a nova doença, a indisponibilidade de um tratamento eficaz, ou de proteção através das vacinas. O medo maior é, sobretudo, da morte, que no início ocorre com rapidez e com números assustadores.

Epidemias e pandemias nunca deixarão de existir.

Paracelso há alguns séculos afirmara: “O certo é que, no mesmo lugar da terra onde existe um veneno mortal, existe um contraveneno exato; e que, do mesmo modo que as doenças são geradas, a saúde também é produzida”.

A epidemia da gripe H1N1, assim como as demais que aconteceram na história da humanidade, vai terminar quando a população adquirir imunidade, porque teve a doença, ou com a aplicação da vacina específica, tornando-se posteriormente, uma gripe sazonal, como a gripe comum.

É possível que tenhamos uma diminuição progressiva dos casos, nos próximos meses, com a chegada do verão, o vento forte que sopra em nossa região e os raios do sol servirão para trazer alegria com a diminuição das doenças infecciosas respiratórias.

Eu acredito que as medidas básicas de higiene, tais como: lavar as mãos e a utilização de lenços descartáveis, evitar aglomerações, amplamente propagadas pelos meios de divulgação, traga o benefício para a contensão da pandemia, e, quem sabe, se essas orientações permanecerem como educação continuada, no futuro irão contribuir para a diminuição dos índices de infecção hospitalar.

A mídia exerce um papel fundamental quando focaliza para a comunidade os aspectos educativos estabelecidos pelos órgãos públicos de saúde. As notícias quando são excessivas, agressivas, com enfoques negativos, sobretudo, projetando a progressão da doença e números de óbitos, pode contribuir para o pânico generalizado.

O Ministério da Saúde tem toda responsabilidade de informar adequadamente sobre a evolução da doença no País, as medidas que precisam ser adotadas ou modificadas, as descobertas recentes, inclusive, a perspectiva de uma nova vacina.

Infelizmente as autoridades brasileiras alertam para as práticas de higiene e civilidade, nas ocorrências de surtos ou epidemias, quando deveria ser instituído um programa de educação permanente, nas escolas, colégios, universidades, hospitais e todas as instituições nacionais de saúde

Compete também ao Governo, adotar medidas enérgicas com aplicação de multas, para impedir a exploração das firmas comerciais, supermercados, laboratórios, distribuidoras de medicamentos ou farmácias, que se aproveitam da situação de pânico da população, para aumentar o preço de materiais ou substâncias utilizadas para a higiene e prevenção, tais como, máscara, lenços descartáveis e álcool. Como exemplo, em menos de dois meses, do aumento do número de casos, a máscara N95 que tem a sua utilização restrita aos profissionais de saúde, que lidam diretamente com os doentes da H1N1, custava R$ 3,00, já está sendo vendida pelo preço de R$ 15,00 . O álcool-gel que era pouco consumido está faltando nos estabelecimentos comerciais, e quando se encontra o preço está nas alturas.

Há pessoas que arbitrariamente estão comprando (no mercado paralelo) e se automedicando com o oseltamivir, sem nenhum critério, sem prescrição médica e sem garantia quanto a sua confiabilidade. Registro de reações colaterais e resistência viral são relatados na literatura mundial.

Em todas as epidemias há os verdadeiros beneficiados, os doentes que se submetem ao tratamento e ficam curados, os que se protegem com a aplicação da vacina, e, os que ganham dinheiro à custa da exploração do povo apavorado.

Toda pandemia tem começo e fim.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O TATU GORDO, O JORNAL, AS LIGADURAS DE TROMPAS E A LEI

O jornal A Tarde.

Aquele do Tatu gordo.

Hahahahahahaha...

Valeu Geraldinho!

Hahahahahahaha...

Agora sério...

Hahahahahahaha...

Desculpa aê...

Pois é.

O jornal A Tarde (olha minha cara de prendendo o riso), apresentou na sua edição de domingo nas páginas A 4 e A 5 matéria sobre guias médicas, novas receitas e “LIGADURA DE TROMPAS” que eram distribuídas em uma igreja evangélica por seguidores de fé de um deputado lá da “Bahia”.

Aqui a coisa não é muito diferente não.

Alô A Tarde...

Aqui no Hospital Regional de Eunápolis.

Aquele alugado por uma fortuna para funcionar pelo SUS e que médicos operam particulares.

Sim!

Opera-se particular lá nas instalações arrendada pelo município para ser o hospital do município.

E não se espantem não!

Todo mundo sabe na cidade e ninguém faz nada porque não quer.

Quem não ouviu falar da portinha lá do fundo que liga o hospital público a um hospital particular.

Dizem que se o Ministério Público solicitar os prontuários das cirurgias cesarianas realizadas no último período pré-eleitoral e de lá até os dias de hoje onde até Secretário de Saúde de Estado vizinho autoriza ligaduras de trompas sem estar de acordo com a Lei para serem realizadas aqui no município vai descobrir muita coisa.

Irá constatar que alguns políticos locais não dão aos usuários o direto ao Planejamento Família para que em período eleitoral possam usar deste artifício para iludir ao eleitor que fez a ele um favor.

É bem provável que irá encontrar descrito nos prontuários irregularidades.

A Delegacia do Conselho de Medicina local alertou os interessados.

Ninguém respeita a lei.

Lá na Bahia e aqui em Eunápolis.






terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE EUNÁPOLIS

MAIS NOTÍCIAS DA COMISSÃO SALÁRIAL:

Considerando o atual cenário vivenciado pelos servidores em nosso município, diante da precarização do trabalho, desvalorização salarial, fragilidades e ausência de políticas concretas de Recursos Humanos e do Plano de Carreiras, Cargos e Salários.

Considerando a necessidade de reconhecermos tais fragilidades e buscarmos caminhos, aliados ao diálogo, num processo de construção coletiva e participação de todos, para que possamos garantir os nossos direitos, todos nós somos convocados, a sensibilizar toda a categoria, conscientizando do papel de cada um para a luta pelos nossos direitos.

Nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, às 8 horas, em frente à Prefeitura Municipal de Eunápolis, foi realizada a primeira paralisação, com objetivo promover o reconhecimento do nosso trabalho e de nossa dedicação, através de uma remuneração digna, justa que corrija as perdas salariais ocorridas ao longo destes 9 anos e também,de garantir a revisão do Plano de Cargos e Salários, de forma a propor além da inclusão de um Plano de Carreira a definição de uma data base anual para reajuste das perdas salariais.

Conseguimos concentrar , neste evento, um grande número de servidores , todos unidos em prol da mesma causa.

A assembléia dos servidores decidiu como estratégia, comparecer em massa a Câmara de Vereadores de Eunápolis, 3 de dezembro , as 19 horas, com intuito de demonstrar aos vereadores a nossa insatisfação quanto a aprovação do Projeto Lei № 10 de 3 de outubro de 2009, que estabelece os quantitativos de cargos das carreiras, cria novos cargos, e defini a carga horária, escolaridade e vencimentos, que como sabemos estão defasados.

Ficou também decidido pela Assembléia que aguardaríamos o contato do Gestor, Robério Oliveira, até a próxima quinta-feira, ocasião que estaríamos definindo ou não a data de nova paralisação.

É de extrema importância a participação de todos os servidores. É essa a hora que temos para provar que não esquecemos ou deixamos de lado os nossos ideais para melhores condições de trabalho digno, bem como uma sociedade mais justa.

Tais reivindicações, certamente, somente irão fortalecer as políticas de saúde do nosso município e os princípios do SUS, onde o corpo de trabalhadores da saúde, que é o seu principal componente, possa ser valorizado e, que motivado, possa dar a sua contribuição para a transformação social do nosso município.

Agradecemos a participação de todos que estiveram presentes, e convidamos a todos a comparecerem na Câmara de Vereadores, dia 3 de dezembro,as 19 horas.
Seja um multiplicador,sensibilize outros profissionais da sua categoria.

Faça uma corrente.

Divulgue este email.

ESTA LUTA É DE TODOS !!!!!!
FAÇA O QUE PUDER , MAIS FAÇA.
É PREFERIVEL LUTAR POR UMA CAUSA JUSTA DO QUE SE ARREPENDER MAIS TARDE POR NÃO TER TENTADO.