quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PIOR QUE TÁ PODE FICÁ?

- Pai, uns amigos meus estão de saco cheio. E vão votar no Tiririca!

Quando a Gabi, minha filha, disse essa frase durante o jantar, um filme se passou em minha mente. Já se foram 21 anos desde que eu – aos 32 anos de idade – exerci meu direito de votar para Presidente pela primeira vez. Com as eleições de Fernando Collor em 1989, FHC em 1994 e 1998 e Lula em 2002 e 2006, só tive cinco oportunidades para praticar o voto. Parece pouco, não é? E este é o primeiro ano que a Gabi vai votar.

Expliquei que votar no palhaço Tiririca não é protesto coisa nenhuma. Nem mesmo gozação. Tiririca estava em seu canto quando um partido oportunista à cata de gente conhecida que rendesse votos, foi procurá-lo. Às favas com ideologias, valores e convicções, queremos é voto! Quem votar no Tiririca (e dizem que ele terá dois milhões de votos!) estará elegendo não só o palhaço, mas um monte de desconhecidos. Se você quer saber como isso funciona, leia em http://www.portalcafebrasil.com.br/forum/politica/com-quantos-votos-se-elege-um-deputado.

Votar no palhaço, na cantora, no boxeador ou no ex-jogador de futebol, assim como votar nulo ou em branco, não é protestar. Só é possível protestar “contra tudo que está aí” se você votar em gente decente. E se você não sabe quem é decente, entenda uma coisa: o problema é seu! Não adianta dizer que nada presta, que todo candidato é bandido. Isso é estupidez. Faça como você faz quando quer comprar um automóvel: pesquise, vá atrás, pergunte, compare. Existem centenas ou milhares de candidatos bons, honestos e dispostos a limpar a lama da política. São esses que merecem os nossos votos de protesto. De novo: se você não sabe quem são esses candidatos, o problema é seu!

E completei: Gabi, eleições são o momento em que você precisa seguir seus valores e convicções. Você tem vontade própria, não é uma máquina a serviço de um partido ou de uma ideologia. Você tem direito a escolher o que julgar melhor para você e para o país. Mas faça essa escolha de maneira consciente. Examine todos os lados. Cuidado com as unanimidades e com as certezas absolutas. Cuidado com quem promete o céu no futuro provocando o inferno no presente. Cuidado com quem transforma convicções políticas em fervor religioso. E jamais - eu disse JAMAIS! - troque sua liberdade por um punhado de dinheiro no bolso.

E finalizei: quando diante do bombardeio de notícias e opiniões, faça cinco perguntinhas:

1. Quem criou essa mensagem?
2. Que técnicas criativas foram usadas para chamar minha atenção?
3. Se eu não fosse quem sou, não morasse onde moro, não tivesse a educação que tive, como é que eu entenderia essa mensagem?
4. Que valores, estilos de vida e pontos de vista estão representados ou foram omitidos dessa mensagem?
5. Por que essa mensagem está sendo enviada?

Essas cinco perguntas criam um estado de alerta para as armadilhas marqueteiras dos profissionais de comunicação a serviço dos partidos e candidatos. Com elas não garantimos nada, mas ajudamos a fazer com que “pior que tá num fique.”

E quer saber? Acho que cumpri meu papel.

Voto da Gabi o Tiririca não terá!

Luciano Pires

Escrito por Luciano Pires em Qui, 16 de Setembro de 2010 19:52 (Do seu sítio)

sábado, 18 de setembro de 2010

MENINO CHORÃO

Bom.

Deixando de lado esses comentários de menino chorão, vamos direcionar as letras para coisas presentes.

Todos já sabem minha posição e deixo para o futuro a análise da história.

A questão que se impõe é a de em quem votar.

Confesso que estive namorando com o voto nulo de cabo a rabo.

Analisando a responsabilidade do voto me pus a refletir muito sobre o assunto. Desde que me foi permitido sempre votei.

Votei sempre pensando acertar. Acertei e errei. E procurei acertar de novo.
Acho que já melhorei muito nas minhas escolhas. Esse é o processo. Essa é a democracia.

Acredito que ainda irei fazer o uso do VOTO NULO. Acho-o justo e democrático quando não se encontra razão alguma para escolher.

Não sei se será nesta eleição ou em eleições futuras. Mas gostaria de não ter que chegar a tal hipótese. Seria frustrante saber que mão existe ninguém em que eu possa acreditar.

Minha opção inicial pelo voto nulo não é que não acredite em políticos decentes. Partia de protesto pela condução do processo no qual não o vejo com decência.

Mas o que esta feito, esta.

Deste modo analiso a cada dia quais candidatos merecem a honra do meu voto.
Já escolhi meu candidato a Presidente e a Deputado Estadual.

Os demais estão em aberto.

Ainda não encontrei.

Tenho recebido seja pessoalmente, seja por “emeio”, por MSN questionamentos de colegas e amigos com pedido de orientação em quem votar.

É impressionante o número de pessoas que ainda não se decidiram.

Tenho os ditos que pesquisem a vida de cada um. Que voto é coisa séria e que escolham somente quando a razão realmente falar mais alto.

De qualquer forma apresentarei meus eleitos.




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ENTRANDO PELA CONTRA MÃO

E ai como eu ia dizendo.

O problema desse casamento não foi a noiva. O problema foi como essa noiva foi arranjada.

Sabe aqueles casos que ainda assistimos por ai na televisão ou em cenas de filme no cinema. Foi mais ou menos assim. A noiva é escolhida sem que o noivo a conheça. Disse mais ou menos porque no caso em questão a noiva é conhecida da moçada da rua toda.

E desta forma meia dúzia de tolos inocentes se recusaram a acompanhar a caravana passando e alguns poucos ainda se dispuseram a ladrar.

Reuniões foram realizadas em cujo objetivo seria organizar um movimento nesta cidade pelo VOTO NULO como protesto.

O projeto foi abortado por entender que este movimento. O movimento pelo VOTO NULO poderia prejudicar o movimento que hoje segue bem forte do voto pelas pessoas da terra. Para que se impeça que lideranças que nada tem haver com nossa região venham aqui buscar seus votos. Os populares candidatos COPA DO MUNDO.

Movimento de grande relevância.

E que em um passo posterior se possa somar a ele o FIM da interferência no processo de escolha do que é interessante para nós e para nossa cidade por pessoas estranhas a nós e principalmente em gabinetes distantes.

Por esta situação posso afirmar dos meus pensamentos que o governo do Estado entrou em nossa cidade acompanhado pelo poder municipal pela CONTRA MÃO.

* Foto: eunanoticias.com












sábado, 11 de setembro de 2010

E AS ALIANÇAS


Novas alianças políticas foram feitas nesta eleição. Em todo Brasil e não poderia ser diferente em nossa Eunápolis.

Mantenho-me afastado deste processo eleitoral por discordar.

É claro que é um problema e um direito meu.

Nem tanto pelos novos rumos, mas pela maneira como o processo foi conduzido.

Pertenço a um partido que faz parte do governo do PT e que a muito é aliado. Não é e nunca foi oportunista. Pelo contrário, participou do processo.

Porém, hoje em nosso município não há diretório de meu partido.

Deve ter sido por esse motivo que não fomos convidados a participar das conversas que selaram o destino político de Eunápolis.

Incompetência nossa, claro.

Mas apesar disto, digo da nossa incompetência. Não posso aceitar que os destinos que afetam e afetarão nossas vidas possam ser discutidas em uma sala de Salvador por pessoas que nada sabem e muito menos tem a perder com o que acontece ou acontecera por aqui.
Isto foi feito.

Então inicio assim agora o meu posicionamento político para aqueles que me cobram.

Como não se importaram de nos informar nada, posso eu, entender como bem quiser. E entendo que tudo não passa de um jogo de poder a qualquer custo.

A história política de cada militante desta cidade foi descaradamente desrespeitada. Alguns podem ate aceitar. Mas eu não.

Não sou gado de direita nem de esquerda.
Tenho meia dúzia de neurônios.

Direi mais a frente os meus votos. Um por um.



segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ALIANÇAS POLÍTICAS

Pois é.

Cá estou eu de volta.

E agora com asas, rsrsrsrs...

Para começar vamos as "PREVISÕES PREVISÍVEIS" de João Ubaldo do último domingo.

A partir dai vou desenvolver meu raciocínio político para essa eleição que como o campeonato brasileiro de futebol já esta na sua metade.

Aos amigos e meia dúzia de abestados que me seguem (abestado é palavra usada pelo Tiririca, sensação da eleição 2010), a partir daqui darei meu posicionamento político. Mais ou menos como Caetano Veloso. Também gosto deixar bem claro o meu voto.

Mas vamos lá. Se delicie com João:

...

Sim, mudaram as alianças, nos últimos anos. Vivem mudando e só duram enquanto a chance de morder o filé não trocar de lado. Quando o olhão se acende, a consciência se apaga.

As alianças, em nenhum momento, tomam em consideração questões ideológicas ou mesmo interesses imediatos dos súditos. Fazem-se das maneiras mais esdrúxulas e atentatórias ao pudor, levando quem ontem xingava a hoje exaltar e quem ontem abraçava a hoje repudiar.

Os que se opõem ao sucateamento descarado de princípios e valores são desdenhosamente taxados de ingênuos, primários ou radicais, até porque suas objeções ignoram as exigências da governabilidade. Governabilidade esta que, para quem está de fora, ou seja, os governados, se resume ao preenchimento de cargos públicos e semelhantes pelos indicados por essas alianças. E, pensando melhor, para os governantes também.


...

Quer ler mais? Na integra?

Procura o Jornal A Tarde de domingo.