terça-feira, 23 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

REUNIÃO MÉDICA EM PORTO SEGURO COM SINDIMED E CREMEB - OUTRA VISÃO DO FATO


Cremeb e Sindimed visitam Porto Seguro e discutem crise na saúde pública

Na última quinta-feira, 11 de novembro, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia - Cremeb e o Sindicato dos Médicos no Estado da Bahia realizaram uma reunião no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães (HDLEM), em Porto Seguro.
A intenção foi discutir a situação caótica da saúde publica que se instala na região. Um corte realizado pela prefeitura em outubro, suspendeu o pronto-atendimento do Hospital Municipal e deixou os Postos de Saúde de Arraial D´ajuda e Trancoso sem médicos plantonistas diurnos. A população e o HDLEM - unidade de rede estadual que já se encontrava com excesso de demanda - sofrem com a situação e com a superlotação das instalações.

A reunião, conduzida pela Consª Maria Madalena Santana e pelo presidente do Sindicato, Dr. José Caires Meira, contou com a participação do diretor do corpo clínico do HDLEM, Dr. Emerson Oliveira e da Dra. Ana Lúcia Monteiro, médica do hospital, que solicitaram a ajuda do Cremeb no fim do mês de outubro. Outros médicos do corpo clínico do Hospital e a chefe de gabinete do Secretário Municipal de Saúde de Porto Seguro, Juliana Viana, participaram da reunião. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura em 21 de outubro, os cortes que afetaram o sistema municipal de saúde eram necessários para enquadrar o orçamento à
Lei da Responsabilidade Fiscal.

Segundo com Dr. Emerson, o HDLEM teve um aumento de 100% na demanda em função da redução no serviço municipal. "O atendimento de emergência foi canalizado para o Luis Eduardo Magalhães e com a redução do salário dos médicos do Programa de Saúde na Família, os Postos estão realizando a ‘operação tartaruga', e os casos ambulatoriais também estão vindo parar aqui" - afirmou. "Achamos o resultado da reunião positivo e gostamos muito da postura de Dra. Madalena em relação às políticas de saúde do município e de suas orientações" - complementou. A Consª Madalena orientou os colegas a comunicarem ao Cremeb as situações extraordinárias por consequência da situação. "Os médicos do HDLEM foram surpreendidos, estão sobrecarregados, com medo de erros e das agressões verbais e físicas de pacientes que estão no limite em função das filas e do descaso" - explicou. "Em nome do corpo clínico do hospital, e em meu nome, quero agradecer o apoio do Cremeb neste momento tão difícil no nosso município. Vamos nos manter mobilizados, pois os problemas não acabaram" - afirmou Dra. Ana Lúcia, que também acompanha a situação de perto.

Hoje (sexta-feira) acontece uma audiência pública para tratar da situação da saúde em Porto Seguro. Devem participar a promotoria, segmentos sociais e os médicos da cidade, incluindo representante do Sindimed-Ba.

Crise na saúde municipal

A visita da Consª. Madalena à região englobou a passagem por bairros carentes da cidade e por 3 Postos de Saúde e uma policlínica. "Não encontramos nenhum médico em nenhum dos postos. Tivemos a informação de que mais de 500 exames laboratoriais estão pendentes por falta de pagamento, de que os médicos com contratação terceirizada estão sem receber desde julho e que estão deixando a cidade porque a prefeitura já anunciou que ainda não tem como saldar as dívidas. Até o médico regulador da SAMU tem que deixar seu posto para acompanhar pacientes em estado grave na ambulância por falta de profissionais" - explicou. "A chefe de gabinete da Secretaria nos disse que o débito está em torno de 1 milhão de reais - e que devem fazer um esforço para pagar todos até dezembro. Afirmou ainda que a Secretaria não deve satisfações aos médicos, mas ao Secretario Estadual de Saúde, que já está informado da situação. É um descaso imenso" - completou.

O Cremeb continuará acompanhando a situação e apoiando os médicos da região, que devem ser respeitados em seu exercício profissional.

Acesse o
Portal do Cremeb e mantenha-se atualizado!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REUNIÃO MÉDICA EM PORTO SEGURO COM SINDIMED E CREMEB - UMA VISÃO DO FATO

Uma reunião com 25 médicos de Porto Seguro na quinta -feira 11/11/2010 foi um acontecimento importante na Cidade, que atravessa uma crise administrativa, e com a decisão do Prefeito de fechar unidades de pronto atendimento está causando apreensão na categoria médica e problemas na assistência.

Há três semanas atrás por conta da minha viagem à Eunápolis, ao visitar o Hospital Luis Eduardo na Cidade de Porto Seguro, ouvi clamores dos Médicos e principalmente de Rodrigo que é o diretor Médico, falando da sobregarga ao Hospital regional com consequente manifestação por parte dos Médicos em deixar de trabalhar nas referidas condições. Ao propor uma visita dos Presidentes daas Entidades, houve boa acolhida com destaque para a representante do SINDIMED, Sônia Vitoreli e os colegas do Hospital, onde aconteceu a reunião.

Como Jorge Cerqueira não pode ir e Toninho da Abm, apesar de confirmado não foi, Madalena e eu conduzimos a reunião que contou com a presença de quatro representantes da gestão, cujo pronunciamento da chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Juliana, foi bastante tumultuado devido às discordâncias dos colegas. Não tendo como justificar as medidas, por ela própria consideradas intempestivas, alegou que no mês de agosto por ocasião de reunião da CIB em salvador expôs os motivos ao Secretário Jorge Sola, e três dias após os médicos foram informados que a unidade municipal estaria fechada e que os casos de urgência e emergência(200 atendimentos/dia) seriam encaminhados para o Hospital Regional e que os Médicos que atuavam por prestação de serviço estavam dispensados.

Também no Arraial D'Ajuda a unidade de pronto atendimento só teria médico no final de semana e algumas noites durante a semana.

Outra complicador foi a decisão de modificar a remuneração dos Médicos do PSF. Com 38 ESF cadastradas, perfazendo 100% de cobertura, os salários que foram reajustados em até 100% recentemente, em contrapartida foi cortada uma gratificação de cumprimento de metas. Algums médicos com mais tempo não sentiram tanto impacto, porém para outros representou perda de r$ 2.000,00 e é claro que com a mudança aumentou a demanda expontânea.

Alguns Médicos já deixaram a Cidade e o temor é que ocorra debandada geral, principalmente com a chegada da Alta Estação e a ocorrência de uma nova epidemia de dengue.

O Ministério Público já foi notificado e uma audiência Pública na Câmara de Vereadores já está programada para a próxima sext-feira(19/11) o dia todo.

Este contato foi realizado pela Diretora Sônia Vitoreli e deveremos encaminhar por escrito o relatório da visita tanto ao MP local como ao MPE.

No dia 12/11 estivemos visitando o Hospital Municipal(fechado) e funcionando apenas como policlínica especializada, cujos prestadores que são Médicos especialistas se queixaram do atraso de 4 meses no pagamentos dos honorários. Também no local estavam alguns colegas de PSF que foram deslocados dos Bairros populares sob alegação de reformas nas USF.

Visitamos também estas localidades onde em cada uma delas tinha pelo menos a metade das equipes sem Médicos.

Ao visitarmos a Unidade de Arraial D'Ajuda,logo ao chegar, conversei com um jovem que acabava de sair da unidade informando que havia sido atendido e examinado por um Enfermeiro que o Medicou. Em conversa com o funcionário, o mesmo reconheceu que estava errado, mas que cumpria orientação. Ele que já foi Secretário de Saúde do Município em governo anterior lamentava a situação e espera que a nossa visita seja importante para pressionar o Prefeito em rever suas decisões.

Ainda na reunião com os Médicos aprovamos, uma nova reunião para início de dezembro, para continuar o movimento, ficando claro a necessidade da participação de todos na audiência Pública.

O SINDIMED saiu bastante fortalecido e foi feito uma convocação para filiação.

"DOUTOR O REMÉDIO É LUTAR"

José Caires Meira - Presidente do Sindimed
(SINDIMED - SINDICATO DOS MÉDICOS DA BAHIA / CREMEB - CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DA BAHIA)
* Foto: Bahia dia dia - internet

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DIREITA x DIREITA

Li no blog do Gabiru: http://www.bahiadiadia.com.br/gabiru/?p=299

Serão os Eunapolitanos, Capixabas?

Isso em função da diferença de votos em Eunápolis entre a Presidente eleita Dilma e o segundo colocado Serra.

O resultado?

Dilma: 50,81%. Serra: 49,19%.

Resposta Gabiru?

Foi direita versos direita brincando de eleição.

A esquerda eunapolitana não saiu às ruas vermelha de vergonha com as alianças práticas na cidade.

Eu só votei.


AFASTADO O PREFEITO DE EUNÁPOLIS PELA JUSTIÇA

Em pleno feriadão, nós, os poucos ricos que ficamos na cidade, fomos surpreendidos com a notícia de afastamento do prefeito de Eunápolis pela justiça.

Daqui a pouco será terça.

Depois será quarta...

Qual pedaço você prefere?

REUNIÃO DAS ENTIDADES MÉDICAS EM PORTO SEGURO COM MÉDICOS É SUCESSO E INICIA AÇÕES PARA RESOLVER CRISE

Não pude ir a Porto Seguro para a reunião com colegas de lá que se realizou no Hospital Luiz Eduardo Magalhães na última quinta feira.

Fui impedido pelo trabalho.

Todos sabem de nossa vida corrida e atribulada em que somos obrigados a nos submeter nos últimos tempos em função das nossas péssimas condições de trabalho.

Também não pode estar presente o Dr. Jorge Cerqueira (Presidente do Conselho Regional de Medicina – CREMEB) por orientação médica para que não se afastasse de Salvador, mas que nos enviou “emeio” de apoio às aspirações de defesa das causas defendidas por nossa categoria (suas palavras, as quais já podemos comprovar ). Fez-se representar pela “colega Madalena Santana, experiente conselheira, velha lutadora pelas causas defendidas por nossa categoria profissional”. O Dr. Antônio Carlos(Presidente da Associação Baiana de Medicina – ABM) completa a lista dos ausentes.

Mas estivemos muito bem representados.

Junto a Dra. Madalena, conduziu o encontro o Dr. José Caíres (Presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia – SINDIMED).

Segundo Dr. Caíres, por telefone, a reunião com mais de 30 profissionais médicos foi muito importante.

As medidas adotadas pela prefeitura de Porto Seguro com objetivo de contenção de gastos reduziram o número de médicos no PSF local segundo a representante da prefeitura no encontro.

A preocupação dos médicos do hospital Luiz Eduardo é que devido ao fato, ocorreu um aumento de 100% na procura pelo hospital. O mesmo que já se encontrava com excesso de demanda sofre agora além da superlotação, o receio da chegada do verão com aumento da procura também pelos turistas.

A situação é crítica e que se não caminharem para o encontro de soluções eficazes e velozes, alguns médicos já admitem a solicitação de demissão. O que agravaria ainda mais a situação da saúde em Porto Seguro em proximidade do verão.

Mais informações a seguir em “emeio” enviado pelo próprio Dr. Caíres.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PRESIDENTES DAS TRÊS ENTIDADES MÉDICAS BAIANAS ESTARÃO EM PORTO SEGURO PARA DISCUTIR PROBLEMAS DA SAÚDE COM A CATEGORIA MÉDICA REGIONAL.

Que os problemas na saúde regional estão cada vêz estão se tornando insustentaveis é uma dura realidade.

As condicões de trabalho dos profissionais da saúde a cada dia se afasta da realidade desejada.

No caso dos médicos, diversas áreas de atuação de ação estão sendo articuladas pelas entidades de representação médica.

E neste blog sempre disponibilizo essas ações (vide postagens anteriores).

Nossa região não poderia ficar de fora do campo destas ações.

Por isso a chegada nesta quinta-feira (11 de novembro) em Porto Seguro dos representantes do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Dr. Jorge Cerqueira -Presidente do CREMEB), da Associação Baiana de Medicina ( Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes - Presidente da ABM) e do Sindicato dos Médicos da Bahia (Dr. José Caíres - SINDIMED) coloca a região na linha de frente para enfrentamentos dos problemas da categoria médica.

E problemas não faltam na região.

Agora mesmo em Porto Seguro a situação anda para lá de complicada.

A categoria médica regional esta convidada a participar de uma reunião às 19 h no Hospital Luis Eduardo Magalhães em Porto Seguro.

É a sua oportunidade. Oportunidade especial de ter em sua frente os presidentes das três importantes entidades médicas que os representam.

domingo, 7 de novembro de 2010

DEMOCRACIA. É ISSO, NÉ!!!

Pronto.

Poeira baixa. Presidente definido(a).

Esse é o valor da Democracia.

Que sempre leio os escritos do Dr. Eduardo Leite, não é novidade aqui no meu espaço.

Somos "amigos" virtuais, ainda.

Não o conheço pessoalmente, mas gosto quando falo dele com pessoas que o conhecem e logo me dizem tratar de uma pessoa daquelas que valem a pena gostar.

Divergimos no voto para Presidente do Brasil nesta eleições.

Mesmo tendo ele me dedicado (orgulho, viu) uma página no seu blog.

(http://eduardoleite.blogspot.com/2010/10/eleicao-nao-e-disputa-de-campenonato.html)

Mas quando o assunto é "CRIAÇÃO DE NOVOS IMPOSTOS".

Estamos juntos de novo na luta.

Vá a
http://eduardoleite.blogspot.com/2010/11/combate-corrupcao-na-saude-sim-cpmf-nao.html

É por ai...

* Obrigado pela dedicação no blog.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BEM-VINDA PRESIDENTE


SEJA BEM-VINDA!

Segunda-feira, Novembro 23, 2009

Bem vinda, bem-vinda ou benvinda ?

Não foi a primeira vez que meu gesto de acolhida recolheu-se ante a dúvida gramatical. Bem-vinda, bem vinda ou benvinda? Anteriormente, a fim de preservar o gesto e proteger a gramática, usei o velho truque dos ciosos com a última flor do Lácio: mudo a palavra, altero a frase, corro para o terreno seguro das certezas gramaticais.

Isso foi antes do maior milagre da civilização após o fogo e o Semorim - o salvador, o magnífico, o onisciente, o indispensável Google!Reproduzo abaixo a pergunta e a resposta encontradas numa enquete feita pelo Yahoo:

Como fica a expressão bem-vindo na reforma ortográfica?A melhor resposta foi a de Mario: "A regra geral diz que compostos cujo primeiro elemento seja bem e cujo segundo elemento inicie por vogal ou h são escritos com hífen, como bem-apanhado e bem-humorado.

Caso o segundo elemento inicie por consoante, pode-se aglutinar ou escrever com a grafia antiga.

Portanto você pode escrever bem-vindo ou benvindo. Contudo, já que se pode optar, é recomendável que se escrevam aglutinados somente os exemplos citados no acordo (benfazer, benquerer, benquerido) e seus derivados (benfeito, benquerença, etc...), e manter o restante com a grafia antiga, sendo preferível a forma bem-vindo.

"Já benvinda não registra concordância geral. Alguns aceitam a forma benvindo ou benvinda e outros só aceitam quando de trata de nome próprio como na música Benvinda de Chico Buarque.

Independente de regras e formas de uso, que seja soberano o abraço e o sorriso!

Bem-vinda!