quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DESEJO UM FELIZ 2011 PARA VOCÊ

A minha família, aos meus amigos do peito, aos colegas que adoro, aos distantes então...

Aos colegas de trabalho com os quais troco informações de saber dia após dia.

Aos que já se foram e se existe algo ai mesmo, sei que estão torcendo por mim.

Aos que acessam aqui o blog e admiram, elogiam, incentivam.

E também é claro os que critícam para o bem e para o mal.

Todos vocês me ajudam a crescer.

Adoro muito tudo isso. Adoro muito voçês.

Continuemos juntos em 2011.

Saúde.

Obrigado.

Ah!

E a todos que sempre são esquecidos nessas horas...

Rsrsrsrsrs...

Amo todos vocês.

Fernando Corrêlo

FELIZ 2011

A Clínica de Mastologia, Obstetrícia e Ginecologia, Clínica MOG em 2011 irá se instalar no novo CENTRO MATERNO INFANTIL em Eunápolis em função da grande procura pelo serviço de pré natal.

Explico que o objetivo desta transferência é aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado as gestantes neste momento tão importante, dando muito mais segurança as mães durante o pré natal e no parto.

A facilidade das marcações de consultas em um único serviço que integra assistência as mães e filhos irão facilitar a vida do casal.

O endereço e telefone para os agendamentos de 2011 será disponibilizado em breve aqui.

Aproveita para agradecer a confiança de todas as famílias que estiveram juntas conosco em nosso serviço e em nome de toda equipe da Clínica de Mastologia, Obstetrícia e Ginecologia, Clínica MOG desejar que em 2011 essa confiança e credibilidade aumentem ainda mais.

Afinal além da integração entre nós, procuremos sempre a excelência.


domingo, 26 de dezembro de 2010

MÉDICOS DENUNCIAM INTERFERÊNCIA DE PLANOS DE SAÚDE NA ATIVIDADE PROFISSIONAL

Cassi, Amil, Geap e Medial são os quatro planos que mais mal pagam aos médicos. O mais burocrático é a Cassi. Os dois piores planos, de modo geral, segundo pesquisa, são a Cassi e o Geap. Os dados agora refletem a realidade nacional: as pressões dos planos de saúde sobre os médicos são intensas e profissionais denunciam distintas interferências das empresas para reduzir solicitação de exames, reduzir internações e outros "ataques" ao livre exercício da medicina. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (01/12) ratifica dados levantados em pesquisa anterior, feita com médicos do Estado de São Paulo.

O estudo foi encomendado pela Associação Paulista de Medicina e Associação Médica Brasileira, com apoio das demais entidades médicas, incluídos a Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato dos Médicos de São Paulo.

Segundo o Datafolha, a Cassi é, "destacadamente", o plano de saúde que mais interfere na autonomia técnica do médico. A marca é citada entre os três planos que mais interferem na decisão profissional, em todos os sete serviços estudados (tempo de internação, período de internação pré-operatório, glosa de procedimentos ou medidas terapêuticas, interferência no número de exames e procedimentos, prescrição de medicamentos de alto custo, restrições para doenças preexistentes, e atos diagnósticos e terapêuticos mediante designação de auditores).

O presidente da Fenam e do Simesp, Cid Carvalhaes, destacou três pontos, na entrevista coletiva que aconteceu na sede da APM. "A relação da Agência Nacional de Saúde com os médicos é inexistente, em uma omissão injustificável; os diretores da ANS têm relação umbilical com os planos de saúde; por fim, as operadoras e agências atribuem aos médicos, inadequadamente, a responsabilidade pelos percalços que assistimos com absurda frequência".

Números

Segundo a pesquisa, o médico brasileiro que trabalha com planos ou seguros saúde atribui, em média, nota 5 às operadoras, em escala de 0 a 10 (4% atribuíram nota 0). Os profissionais que trabalham nas regiões Sudeste e Centro-Oeste são mais críticos. Outro dado: 92% dos médicos afirmaram que os planos interferem em sua autonomia técnica. E isso ocorreu em todas as regiões, em índices que variaram de 90% a 95%.Foram feitas 2184 entrevistas, nos 26 Estados e Distrito Federal, de 23 de junho a 24 de agosto deste ano. Todos os profissionais entrevistados estão cadastrados no Conselho Federal de Medicina, da ativa, atendem a planos de saúde particulares e trabalham com, no mínimo, três planos ou seguros saúde atualmente ou nos últimos cinco anos.

http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/391608

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E UM 2011 SUPER REALIZÁVEL

A Clínica de Mastologia, Obstetrícia e Ginecologia, Clínica MOG – Meu serviço médico em 2011 irá se instalar no novo CENTRO MATERNO INFANTIL em Eunápolis.

O atendimento de prevenção e tratamento das doenças da mama, exames preventivos da saúde da mulher, tratamento do climatério (menopausa), toda experiência prestada no pré natal de alto risco que durante este ano esta sendo realizado no Med Center estará sendo transferido para o Centro Materno Infantil em função da grande procura pelo serviço de pré natal.

O objetivo desta transferência é aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado as gestantes neste momento tão importante, dando muito mais segurança as mães durante o pré natal e no parto.

A facilidade das marcações de consultas em um serviço que integra assistência a mulher e em pediatria irá facilitar a vida do casal em assistência a saúde da mulher e de seus filhos.

O endereço e telefone para os agendamentos de 2011 será disponibilizado em breve aqui.

Aproveito para agradecer a confiança de todas as famílias que estiveram juntas conosco em nosso serviço e em nome de toda equipe da Clínica de Mastologia, Obstetrícia e Ginecologia, Clínica MOG desejar um Natal de muita união, amor e paz e um 2011 de muita integração entre nós.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MÉDICOS DE UTI EM SALVADOR PODEM DAR CARTÃO VERMELHO AO ESTADO

Médicos com salários atrasados e com vínculos precários

Diante do atraso no pagamento aos médicos contratados por Cooperativa e Pessoa Jurídica, os plantonistas da UTI Geral do Hospital Geral Roberto Santos decidiram realizar uma reunião às 19:30h do dia 21/12/2010 no HGRS para discutir possíveis medidas de protesto. Entre as possibilidades está o pedido de demissão coletiva.

Além do problema mais urgente do atraso nos vencimentos, os médicos também se queixam do vínculo empregatício precário que não garante direitos mínimos como 13° salário e férias, as poucas vagas no Concurso Público para intensivistas e o salário pouco atrativo dos médicos estatutários.

O Sindimed reitera o seu total apoio ao movimento dos médicos intensivistas entendendo ser esta uma medida drástica tomada tão somente devido à gravidade do momento. Deve se deixar claro o fato de que esta situação é o resultado de uma política de Recursos Humanos do Governo da Bahia errática e ineficaz, a qual permite cinco vínculos empregatícios em uma mesma unidade cada qual com remunerações distintas.

Ao mesmo tempo, ainda que os médicos sejam as vítimas e o governo o culpado, o Sindimed confia que, cientes da responsabilidade ao atuar em área tão sensível, os médicos tomarão decisões duras e firmes sem no entanto prejudicar diretamente à população.

FONTE:
Luta Médica
Boletim Eletrônico do Sindimed-Ba
20 de Dezembro de 2010

domingo, 12 de dezembro de 2010

FÓRUM DISCUTIRÁ CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS EMERGÊNCIAS

A difícil condição de atendimento nas emergências foi o ponto de pauta principal da reunião que o Sindimed manteve com o diretor do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Paulo Barbosa, na manhã do dia 10 de novembro. Diante de recentes fatos envolvendo a emergência pediátrica, ocorridos naquele hospital, que ganharam repercussão em todo o estado, ficou evidente a urgência de se aprofundar a discussão sobre as condições de trabalho dos médicos na Bahia.

Da conversa participaram os diretores do Sindimed Deoclides Cardoso e João Paulo, além do presidente José Caires e do vice Francisco Magalhães, que externaram a preocupação da entidade com os rumos que vem tomando os atendimentos médicos, principalmente nas emergências.

Para o presidente José Caires, a iniciativa dessa discussão é muito pertinente porque crescem os casos em que há atritos entre médicos e pacientes ou seus acompanhantes. “Os recentes episódios divulgados na grande imprensa só fazem reforçar o grau de vulnerabilidade em que a categoria médica se encontra hoje em dia”, disse Caires.


A reunião deliberou pela realização de um fórum de debates cujo tema será “Ética e condições de trabalho”, no próximo dia 15 de dezembro, no auditório do próprio Hospital Roberto Santos. O evento, entretanto, será aberto a todos os médicos e médicas, especialmente os que atuam na Central Estadual de Regulação, no Samu e nas emergências dos hospitais das redes estadual e municipal. Além disso, participará uma representação do Cremeb.


Os interessados em participar do fórum já podem se inscrever ligando para o Sindimed, através dos telefones (71) 3555-2555 (71) 3555-2555 / 2551, ou enviando e-mail para sindimedba@gmail.com.



INFORMAÇÕES DO SINDIMED




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

JUSTIÇA PROÍBE TERCEIRIZAÇÃO


No Maranhão, o juiz trabalhista Carlos Gustavo Brito Castro, da 6ª Vara do Trabalho de São Luís, proibiu o Estado de “nomear, manter, admitir e contratar servidores públicos que não sejam concursados na área da saúde”. E determinou a extinção de todos os contratos celebrados ilegalmente após 5 de outubro de 1988. A decisão é de janeiro deste ano, mas tanto o Estado como as empresas intermediadoras de mão-de-obra vem recorrendo da sentença e buscando medidas protelatórias para o seu cumprimento.

Na decisão dada para a ação civil pública 1151/2008, ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão, o magistrado entendeu como “ilícita a terceirização de fundações, organizações sociais (OSCIPs) e cooperativas para a prestação integral de serviços na área da saúde, serviço essencial do Estado previsto na Constituição Federal”. (Só para lembrar aos desavisados: a Constituição Federal de 1988 ainda vigora!)

O juiz também determinou que “o Estado deve abster-se de nomear, manter, admitir ou autorizar a admissão de pessoa física ou jurídica, ou por meio de parceria, contrato de prestação de serviços em hospitais públicos e unidades de saúde ligadas a atividades essenciais, permanentes ou de atividade fim na área de saúde”.

Determinou ainda que as empresas citadas na ação civil pública “o ICN, CIAP, Fundacom, Centervita e Pró-Saúde devem abster-se de disponibilizar, fornecer ou intermediar mão-de-obra de trabalhadores de atividades próprias dos hospitais públicos e unidades de saúde do Estado”.

As provas juntadas ao processo convenceram o juiz de que a terceirização dos serviços na saúde, praticada ao longo de vários anos, “prejudica a administração hospitalar, além de constituir-se num grave problema de ordem trabalhista e previdenciário, já que a responsabilidade recairá, no futuro, no empregador principal (Estado)”.

Finalmente, o juiz comprovou que “os custos com a terceirização prejudicam os cofres públicos, uma vez que os custos são infinitamente superiores aos que seriam praticados caso o serviço fosse prestado diretamente pela Administração Pública”.

“NOVO MODELO DE GESTÃO”

A Pró-Saúde citada na decisão do juiz do TRT do Maranhão é a mesma Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, cuja contratação foi assunto da nota de abertura da Coluna do Sinmed de 14/02/2010. Com o título “COMEÇA PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE - Sesau contratou empresa por R$ 2,98 milhões para prestação de “serviços de consultoria e assessoria em administração hospitalar” no HGE e UE do Agreste”, a nota tratava da contratação da Pró-Saúde pela Sesau (DOE - 3/2/2010).

A empresa administra desde então o Hospital de Urgências e Emergências (ex-HGE) e a UE do Agreste. Nesse “novo modelo de gestão”, as condições de funcionamento e atendimento à população só pioraram. Muitos médicos deixaram esses serviços por conta dos baixos salários e dos riscos de trabalhar sem as mínimas condições éticas. Equipamentos quebram e não são consertados, faltam leitos, lençóis, materiais básicos, medicamentos. Corredores vivem abarrotados de macas, faltam médicos de especialidades essenciais.

Pelo que se entende do que disse o secretário da Gestão Pública em entrevista na TV, a “grande sacada” do governo estadual é estender esse “modelo” a todas as demais unidades de saúde da rede estadual. Isso sim é que é fazer terrorismo!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DIA DE PROTESTO

Mais de 80% dos ginecologistas e obstetras do estado de São Paulo deixaram de realizar atendimento eletivo aos planos de saúde durante todo o dia de ontem, 30 de novembro. Foi um protesto contra os honorários vergonhosos pagos pela saúde suplementar. De acordo com a Sogesp, há planos que pagam cerca de R$ 25,00 por consulta. Descontando os tributos e despesas para manutenção do consultório restam apenas R$ 5,00 ao médico.

O parto é remunerado por alguns planos em até R$ 200,00. De acordo com texto publicado no site da Sogesp, “Essa é uma situação humilhante. Para se ter uma idéia de quanto o valor é aviltante, basta lembrar que o profissional que filma o nascimento da criança chega a cobrar cinco vezes mais que esse valor”.

O Sindicato dos Médicos de São Paulo parabeniza a categoria pela maciça adesão ao movimento. “O sucesso do movimento se deve ao belo trabalho desenvolvido pela diretoria da Sogesp, que soube organizar e unir forças. Se não houver melhorias no setor, a categoria já discute a possibilidade de paralisação definitiva”, afirma o presidente do Simesp e da Fenam, Cid Carvalhaes.

O atendimento às urgências e emergências foi mantido, de acordo com o Código de ética médica.

Publicado em Saúde Suplementar, Trabalho Médico, Um pouco de tudo Tagged amil, cassi, Médicos, medicina, pesquisa, planos de saude, SAÚDE SUPLEMENTAR, SIMESP

domingo, 5 de dezembro de 2010

LIBERA AI Ô MEU...

Acabo de chegar de Teixeira de Freitas onde fui cumprir mais uma das etapas do meu MBA.

Como sempre faço, logo que possível, vou me atualizar das novidades de nossa Eunápolis.

De cara sou surpreendido no sítio de Paulo Henrique a notícia:
http://papocompaulo.blogspot.com/2010/12/la-sou-amigo-do-rei.html

Lá se informa que um caso de possível abuso de poder econômico pode atrapalhar os planos de Eunápolis de ter uma representação na Bahia de cima.

Realmente é um país de faz de contas.

Deplorável.

Permitem tudo antes do processo.

E depois querem desrespeitar a escolha do povo.

Se fosse sério, deveria ser antes.

Fiscalizar.

Dizer isso não pode.

Isso pode.

Ao chegarmos àquela “máquina infalível”. Quase uma Santa. Não podemos ter mais dúvidas de nada.

Depois de eleitos os candidatos e candidatas...

O povo elegeu.

O povo quer.

Posse a Tiririca. Posse a Cláudia.

O povo merece ser respeitado.

Palhaçada meu...




sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

QUEM É ESSE?


Recentes postagens foram mais direcionadas aos colegas médicos e trabalhadores da área da saúde.

Tratavam da difícil situação do setor em nossa vizinha Porto Seguro.

Também é claro para dar ciência a população dos acontecimentos.

Recebi diversos comentários que achei por bem, mais uma vez não pública-los por conter situações que constrangem terceiros ou fazem provocações desnecessárias que não merecem a devida atenção.

Não que não possam ser postadas. Podem sim.

Desde que o autor se identifique.

Pelo interesse demonstrado, creio se tratar de profissionais da área da saúde.

E estamos bem crescidinhos e independentes para assinarmos o que escrevemos e arcar com conseqüências de nossos atos.

Estão guardados e aguardando a identificação do autor.

Serão postadas na hora.

Felicidades.