quinta-feira, 31 de março de 2011

É HOJE A POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CREMEB


Hoje a noite em Salvador no Hotel Pestana – Auditório Gregórios de Matos ocorre a posse da nova diretoria do CREMEB. Em minhas mãos, o convite para a transmissão de cargos. "O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia tem a satisfação de convidá-lo(a) para a sessão solene de transmissão de cargos da Mesa Diretora e da Corregedoria do CREMEB,biênio 2011/2013. Presidente Cons. José Abelardo Garcia de Meneses Vice-Presidente Consa. Teresa Cristina Santos Maltez 1° Secretário Cons. Jorge R. de Cerqueira e Silva 2ª Secretária Consa. Hermila Tavares Vilar Guedes Tesoureiro Cons. Luiz Carlos Cardoso Borges Corregedor Cons. Marco Antonio Cardoso de Almeida 1° Vice-Corregedor Cons. José Augusto da Costa 2ª Vice-Corregedora Consa. Maria Lúcia Bomfim Arbex" Os afazeres me impediram de estar presente. Mas desde já aproveito para agradecer na pessoa do Dr. Jorge Cerqueira, a toda diretoria que hora passa o bastão, por todo empenho e trabalho realizado em nome da boa prática médica no Brasil e especialmente na Bahia. A essa nova direção desejo que a continuação do trabalho realizado renda frutos e com certeza de um futuro promissor, posso dizer que esta em boas e seguras mãos essa função de segurar o leme à pessoa de Dr. José Abelardo. Bem acompanhado que esta, certamente terão forças e discernimentos nos objetivos que nos reservam em defesa da ética e das causas hoje postas em prioridades por uma medicina da qual possamos todos nos orgulhar. Sucesso.

segunda-feira, 21 de março de 2011

MÉDICOS QUE SE FORMA FORA DO PAÍS TERÃO DE PRESTAR EXAMES PARA TRABALHAR NO BRASIL

18/03/2011

Médicos que obtiverem seus diplomas no exterior terão de prestar exame nacional para exercerem a medicina no Brasil. O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras (Revalida) foi instituído nesta sexta-feira (18/03) pelos Ministérios da Saúde e Educação.

De acordo com a portaria nº 278, publicada no Diário Oficial da União, o objetivo do exame é "verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil".

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA EM: http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/392958

quinta-feira, 10 de março de 2011

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO - MÉDICOS VÃO INTERROMPER O ATENDIMENTO AOS PLANOS DE SAÚDE NO DIA 7 DE ABRIL


Prezado cidadão, prezada cidadã

Os médicos de todo o País irão suspender o atendimento aos planos e seguros de saúde no próximo 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Nesse dia, os médicos não realizarão consultas e outros procedimentos. Os pacientes previamente agendados serão atendidos em nova data. Todos os casos de urgência e emergência receberão a devida assistência.

A paralisação é referendada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas.

Trata-se de um ato em defesa da saúde suplementar, da prática segura e eficaz da medicina e, especialmente, por mais qualidade na assistência prestada aos cidadãos.

O objetivo é protestar contra a forma desrespeitosa com que os médicos e os pacientes são tratados pelas empresas que atuam no setor.

Os planos de saúde interferem diretamente no trabalho do médico: criam obstáculos para a solicitação de exames e internações, fazem pressão para a redução de procedimentos, a antecipação de altas e a transferência de pacientes.

Os contratos entre as operadoras e os médicos também são irregulares, estão em desacordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Saúde Suplementa (ANS).

Nos últimos dez anos, os reajustes dos honorários médicos foram irrisórios, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades bem acima da inflação.

Alertamos a sociedade que tal situação é hoje insustentável, com riscos de sérios prejuízos à saúde e à vida daqueles que decidiram adquirir um plano de saúde, na busca de uma assistência médica de qualidade.

As empresas de planos de saúde precisam urgentemente atender a reivindicação das nossas entidades, estabelecendo regras contratuais claras que respeitem a autonomia do médico e definam critérios e periodicidade de reajustes dos honorários profissionais.

É necessário também que a ANS exerça seu papel fiscalizador, exigindo dos planos de saúde o cumprimento da regulamentação.


Brasília, 28 de fevereiro de 2011.

Associação Médica Brasileira

Conselho Federal de Medicina

Federação Nacional dos Médicos
Fonte: Fenam

O ANO COMEÇOU

Tal como lá na China, nós também temos aqui o ano de um animal.

Iniciando agora 2011, o ano do Gato. Esperamos que a estória se repita. Só vai dar gato.

Bem diferente do ano que passou que foi o ano do Rato.

Passado o Dia da Mulher que não foi citado aqui (porque o carnaval atrapalhou) e depois o Carnaval do Brasil (o de Porto Seguro ainda continua)...

Vamos trabalharrrrrrrrrrrrrrrrr...



quarta-feira, 2 de março de 2011

MOBILIZAÇÃO URGENTE - CARTA AOS MÉDICOS


Brasília-DF, 28 de fevereiro de 2011.

Prezado(a) colega,

A relação de trabalho entre os médicos e os planos de saúde está cada vez mais deteriorada. Além dos reajustes insuficientes, muito abaixo da inflação nos últimos dez anos, há interferência na autonomia do médico e os contratos são irregulares, sem cláusulas de periodicidade e critérios de reajustes, contrariando determinação de 2004 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Nossos colegas que atuam na saúde suplementar – cerca de 160 mil médicos em todo o Brasil – têm grande expectativa sobre as ações de suas entidades representativas para enfrentar esses problemas.

Assim, contamos com seu inestimável empenho em mobilizar os médicos para o Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde, marcado para o próximo 7 de abril, data em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

A estratégia integra a nossa agenda de lutas para 2011, definida pelas entidades médicas nacionais (AMB, CFM e Fenam), em reunião ampliada realizada em São Paulo, com a participação de inúmeras entidades estaduais e sociedades de especialidades.

São três diretrizes nacionais do movimento: organizar a luta por reajustes de honorários, tendo como balizador os valores da CBHPM/ Sexta Edição; exigir a regularização dos contratos entre operadoras e médicos, conforme a Resolução ANS Nº 71 / 2004; e promover ações no Congresso Nacional, visando a aprovação de projetos de lei que contemplem a relação entre médicos e planos de saúde.

Sugerimos que as Comissões Estaduais, compostas pelas Associações Médicas, Conselhos Regionais de Medicina, Sindicatos Médicos e Sociedades Estaduais de Especialidades concluam, até o final de março, uma avaliação da situação econômica com levantamento dos valores pagos pelos planos de saúde que atuam no Estado. A partir daí, que seja definida a meta de reajustes para 2011.

Nos meses de abril e maio deve ser iniciado o processo de negociação com os planos de saúde selecionados.

Em junho, diante dos resultados das negociações, devem ser convocadas assembleias estaduais específicas para definir as futuras ações do movimento.

No cronograma proposto, a paralisação do dia 7 de abril é um momento decisivo para protestar e, ao mesmo tempo, alertar a sociedade sobre as graves conseqüências dessa situação.

Por isso, fazemos uma solicitação especial para que sua entidade entre em contato com seus associados, visando a ampla divulgação e a adesão de todos os médicos às seguintes atividades programadas:
1. Suspensão, no dia 7 de abril, quinta-feira, de todas as consultas e procedimentos eletivos de pacientes conveniados a planos e seguros de saúde, com novo agendamento das consultas e dos demais atendimentos, mantida a assistência nos casos de urgência e emergência.

2. Organização, no dia 7 de abril, a critério das entidades médicas locais e estaduais, de atos públicos, coletivas de imprensa e plenárias de médicos que atuam na saúde suplementar.

3. Divulgação, desde já, da “Carta Aberta à População” ( texto anexo), que esclarece e pede o apoio dos usuários à mobilização dos médicos. O sucesso da mobilização no dia 7 de abril é fundamental para fortalecer nossas ações futuras. Pedimos, portanto, o máximo envolvimento e colaboração de sua entidade.


Atenciosamente,

José Luiz Gomes do Amaral
Presidente da AMB

Roberto Luiz d’Avila
Presidente do CFM

Cid Célio Jayme Carvalhaes
Presidente da Fenam

FEIRA: MÉDICOS NÃO ACEITARÃO PLANOS DE SAÚDE

O atendimento de emergência conveniado a planos de saúde de Feira de Santana deve parar nesta terça-feira (1°), conforme ameaçam os médicos filiados ao Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).

Segundo informa o jornal Tribuna da Bahia, o impasse se deve a não remuneração dos Plantões de Sobreaviso, assegurada por Lei e descumprida pelos planos no município.

Em nota, a Ahseb (entidade patronal dos hospitais) legitima a mobilização: “O movimento que explode em Feira de Santana no momento resulta do massacre e omissão das operadoras de planos de saúde em atender as solicitações de anos de reivindicações da classe médica a essas financiadoras da saúde suplementar, culminando com distorções desse sistema agonizante e à beira de um colapso”.

De acordo com a Confederação Nacional de Saúde (CNS), nos últimos onze anos, as operadoras subiram os valores das mensalidades para os usuários em 136,65%, enquanto os médicos receberam, em média, apenas 60% de reajuste nos seus honorários.

http://www.samuelcelestino.com.br/noticias/noticia/2011/02/28/87436,feira-medicos-nao-aceitarao-plano-de-saude.html

terça-feira, 1 de março de 2011

EM IVAIPORÃ, MÉDICOS PEDEM DESCRENCIAMENTO DE PLANOS


O Estado de S. Paulo – Caderno Vida

Após saída oficial, eles realizarão apenas consultas particulares; pacientes terão de pedir reembolso a operadora

Evandro Fadel

Os 40 médicos de Ivaiporã, a 380 km de Curitiba, decidiram pedir individualmente o descredenciamento de todos os 20 planos de saúde que operam na cidade.

A saída dos médicos deve ocorrer 60 dias após o pedido oficial. A partir de então, apenas consultas particulares serão realizadas. "É um movimento em cadeia", alertou ontem o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), José Fernando Macedo.

Segundo ele, as operadoras foram beneficiadas nos últimos dez anos com aumentos sucessivos que ultrapassam 100%. Enquanto isso, a tabela de pagamento para os médicos segue, em 90% dos casos, os valores estabelecidos em 1992.

Segundo Macedo, os médicos recebem, em média, R$ 42 por consulta. Mas, descontados impostos e custos, sobram apenas R$ 5,53. Os profissionais pedem que os valores sejam reajustados para, no mínimo, R$ 90.

O representante da AMP em Ivaiporã, Adail Rother Júnior, disse que apenas a Unimed continuará a ser aceita. Mas não descartou que também haja paralisação do atendimento. Por se tratar de cooperativa, a decisão tem de ser tomada em uma assembleia. "Chega de pagar o ônus da socialização da saúde. Não somos os culpados, só queremos uma negociação saudável."

O presidente da AMP também saiu em defesa dos médicos. "As culpadas são as operadoras, que não repõem os valores. A população precisa estar do lado do médico para ter uma medicina de qualidade." Ele afirmou que não faltará atendimento: os pacientes deverão pagar pela consulta e, com o recibo, buscar reembolso com a operadora.

FENAM REPUDIA AMEAÇAS CONTRA O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MÉDICOS DE SALVADOR



25/02/2011
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), que representa os mais de 340 mil médicos do Brasil, repudia qualquer medida coercitiva de atividade sindical, especialmente contra o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, José Caíres Meira, devido à greve dos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os cerca de 800 funcionários do SAMU, entre eles os médicos, entraram nesta sexta-feira, 25, no segundo dia de greve reivindicando melhores condições de trabalho, cumprimento da legislação brasileira como a regularização dos vínculos de emprego, além de revisão do plano de cargos e salários.

Segundo o presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, a situação é tão grave, que nos últimos meses cerca de 40 médicos se desligaram do serviço, tornando a situação insustentável. Há relatos de situação de risco enfrentada pelos funcionários do SAMU, o que compromete o atendimento à população. Os principais problemas são médicos se desdobrando em plantões com equipes incompletas, condições de trabalho aviltantes, ambulâncias em precárias condições de atendimento, baixos salários, e vínculos precários de trabalho.

Carvalhaes destaca que a Constituição Federal assegura aos sindicatos amplo direito de atuarem na defesa das condições de trabalho e remuneração de seus representados. "Os sindicatos médicos têm pautado sua atuação em todo o Brasil pela defesa do direito constitucional da população brasileira a uma atenção à saúde de qualidade e com respeito ao cidadão. Quando o trabalhador define pela decretação de movimento grevista isso sempre se dá diante da intransigência dos patrões em negociar", finaliza.

APÓS TRÊS DIAS, TERMINA GREVE DOS FUNCIONÁRIOS DO SAMU



Depois de três dias em greve, os trabalhadores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) decidiram retornar ao trabalho neste sábado (26). A decisão foi tomada na noite da sexta (25), durante assembleia. Antes dos funcionários voltarem a rotina, a 7ª Vara da Fazenda Pública tinha considerado o manifesto ilegal e implicou uma multa diária de R$ 5 mil para o sindicato da categoria.

Após avaliação dos avanços obtidos nas negociações, um deles foi o aumento de 10% no salário enfermeiros, técnicos de enfermagem, Tarm (Telefonista Auxiliar de Regulação Médica) condutores socorristas e técnicos motociclistas.

De acordo com nota do Sindicato de Médicos da Bahia (Sindmed), divulgada hoje, para os médicos o reajuste foi de 13%. A proposta apresentada prevê ainda que em 120 dias sejam feutas as intervenções necessárias para melhorar as condições de trabalho dos profissionais do Samu.

Outras reivindicações foram os vínculos trabalhistas que serão definidos após concurso público e o reajuste salarial que seguirá o piso salarial dos servidores no Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores da Saúde.

O Ministério Público estadual já havia assegurado, num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) negociado no dia 21, medidas como a contratação temporária de pessoal e a realização de concurso público pela Secretaria Municipal de Saúde, no prazo máximo de seis meses, com peso igual para a prova escrita e a de títulos.

Ainda segundo a nota, o Samu de Salvador dispõe atualmente de 800 servidores, entre médicos, socorristas e pessoal de apoio. Das 71 ambulâncias da Grande Salvador, apenas 33 (46% do total) estão em operação. O restante está em conserto ou sem condições de rodar.


http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/apos-tres-dias-termina-greve-dos-funcionarios-do-samu/