sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DO SINDIMED

MP DE FEIRA DE SANTANA INSTALA INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO APÓS DENUNCIA DO SINDIMED

Na última terça-feira (24), às 10h30, aconteceu no auditório do Ministério Público de Feira de Santana, uma reunião para tratar das irregularidades no Hospital Geral Clériston Andrade. O encontro foi proposto pela Promotora de Justiça, Luciélia Silva Araújo Lopes, após denuncia do Sindicato dos Médicos da Bahia, que relatou o número insuficiente de profissionais, os atrasos salariais de médicos contratados como Pessoa Jurídica, a superlotação de pacientes, já que o HGCA atende cerca de 600 mil habitantes, além de 126 cidades da região.

A diretora geral do Clériston Andrade, Iraci Leite, informou que o hospital passará por reformas estruturais, que vai incluir aquisição de material. Iraci afirmou que existe um déficit no quadro de funcionários, devido à finalização de contratos do REDA e pela demora na nomeação de concursados. Um dos grandes problemas segundo Flávio Costa, representante do SindSaúde, são os transtornos enfrentados devido ao REDA, pois após a finalização do vínculo empregatício, a população de Feira de Santana e região ficam desassistidos.

Após todos os órgãos presentes relatarem os problemas enfrentados no HGCA, a promotora do Ministério Público, propôs uma visita ao hospital, no dia 19 de março, juntamente com o Sindimed convidará para acompanhá-lo, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, a visita contará também com a presença do SindSaúde, a 2ª DIRES e demais órgão convidados pelo HGCA. No momento, o Hospital Geral Clériston Andrade está passando por um inquérito civil público, caso as denúncias sejam comprovadas, o MP vai propor uma ação civil pública.

Estiveram presentes na reunião de ontem (24), a promotora Dra. Luciélia Silva de Araújo Lopes, representando o Sindimed, o presidente Francisco Magalhães, Deoclides Oliveira Jr., Auzenete Duarte, Reginaldo de Oliveira, pelo Hospital Geral Clériston Andrade, o diretor médico Juliano Simões, e a diretora geral Iraci Leite, pelo SindSaúde, estava Flávio Costa, da 2ª DIRES, estiveram Antônia Carneiro, Naiara Faria e Luiz de Freitas; pelo Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro.


JUIZ CONCEDE LIMINAR A FAVOR DOS MÉDICOS NO CASO UNIMED. CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS


Para esclarecimento sobre como andam os processos 0062265-40.2011.8.05.0001, 0071061-20.2011.805.0001 e 09806-21.805.0001, movidos contra a Unimed a respeito da cobrança feita pelo plano aos médicos cooperativados dos valores referentes às perdas dos anos de 2009 e 2010, o escritório Bezerra & Duarte Advocacia e Consultoria, parceiro do Sindimed, atuando na assessoria jurídica aos médicos sindicalizados, informa que o juiz da 26ª Vara concedeu liminar determinando que a Unimed se abstivesse de cobrar tais valores.

Após a decisão do juiz, a Unimed recorreu, interpondo três agravos de instrumento, recurso que visa revisão imediata da decisão liminar. Para o primeiro processo, a decisão do juiz em favor dos médicos foi anulada por decisão do Desembargador, que alegou falta de fundamentação.
Quanto ao segundo, a alegação do Desembargador foi a mesma, porém neste caso, foi concedido efeito suspensivo, e o prazo para os médicos recorrerem, segundo o advogado, seria devidamente cumprido. Para o terceiro processo, ficou mantida a decisão inicial dada pelo juiz da 26ª Vara.

De acordo com o advogado Renato Duarte, o argumento da inexistência de fundamentação é frágil e, por isso, acredita que a Justiça determinará que os médicos fiquem livres desta cobrança. Quanto aos médicos que moveram o processo 0071061-20.2011.805.0001, o advogado informa que ainda estão sem proteção quanto à cobrança, porém, está no aguardo de uma breve decisão que reverta esta situação.

Além disso, o informativo ainda acrescenta que os médicos que fizeram acordo com a Unimed para o pagamento dos valores, já tiveram a sua situação resolvida, estando pendente somente a apreciação do juiz dos pedidos de desistência e/ou perda do objeto.

PARTICIPE DA NOSSA ENQUETE: OS MÉDICOS DA SESAB DEVEM FAZER UMA NOVA GREVE?
Para participar acesse nosso site www.sindimed-ba.org.br e vote.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jornada musical homenageia maestro Lindemberg Cardoso

Com o lema “Uma música em cada canto”, acontece entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2012, no município baiano de Livramento de Nossa Senhora (a 570 km de Salvador), a IX Jornada Lindemberg Cardoso. O evento, este ano, terá a especial participação de Elomar, cantador de Vitória da Conquista que tem reconhecimento internacional por seu trabalho de raízes regionais.

A programação conta ainda com a participação de Fred Menendez e orquestra; Jânio Arapiranga; Ely Pinto (cover de Raul Seixas); Tuzé de Abreu; Os Guará do Nordeste; Filarmônica de Brumado e Filarmônica Lindemberg Cardoso. Com estilos musicais variados a Jornada apresenta reisados, chorinho, samba, pop-rock e baião, além de recitais de cordel.

Este ano, além da tradicional referência ao reconhecido maestro baiano, Lindemberg Cardoso, a Jornada fará uma homenagem especial ao ex-presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, José Caires Meira, falecido no último dia 7 de janeiro, que foi o criador da Jornada e seu principal realizador ao longo desses anos.

Após oito anos de realização através de financiamento proveniente de doações e recursos particulares, pela primeira vez a jornada contará com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Serviço
O que: IX Jornada Lindemberg Cardoso – Uma música em cada canto
Quando: de 26 a 29 de janeiro de 2012
Onde: Livramento de Nossa Senhora – BA
Quanto: gratuito



Ney Sá – MTE-BA 1164


Imprensa Sindimed
Salvador, 20.01.2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

José Caires Meira, uma vida dedicada a servir

Artigo de José Abelardo Meneses (Presidente do Cremeb)

O movimento médico baiano e brasileiro sofreu um duro golpe com o prematuro desaparecimento do presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. José Caires Meira. A importância desta assertiva não reside apenas no fato de Caires ser o presidente de uma entidade de trabalhadores. O seu trabalho e a sua vida foram de dedicação extrema para servir. Socialista por ideologia e pela prática de vida tinha o reconhecimento dos que tiveram a oportunidade de um diálogo apenas. Porque Caires foi destas pessoas obstinadas que não perdia uma única oportunidade de expor os seus pensamentos e divulgar as propostas em defesa do ideal da coletividade. Qualquer avanço, por menor que pudesse parecer, era suficiente para deixá-lo excitado, desde que fosse a benefício do coletivo.

A sua luta não ficava restrita apenas a defender os interesses dos médicos. Eclético estimulava a cultura na categoria profissional. No final de dezembro durante a tradicional confraternização de Natal promoveu a apresentação de um cover do baiano Raul Seixas. Tarde-noite memorável aquela! Paralelamente às atividades sindicais promovia anualmente a Jornada Lindembergue Cardoso, evento cultural idealizado por ele para homenagear o renomado compositor, regente e educador filho, como ele, de Livramento de Nossa Senhora.

Irreverente, inquieto, combativo e destemido aos 52 anos mantinha o entusiasmo dos jovens. Caires preferia ser a "metamorfose ambulante" que Raul Seixas se referiu em sua música, do que "ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Perdemo-lo no melhor momento, posto que conseguiu alinhar estes características com a maturidade adquirida nos 16 anos de vida sindical.

Este livramentense soube ser líder, não abusou do poder. É admissível que alguns não tenham concordado com o Caires em seus inúmeros embates, mas desconheço alguém que não reconheça as suas virtudes. Honestidade, humildade, coerência, lealdade, sinceridade, entusiasmo e altruísmo ilimitado. O nosso compromisso é continuar na luta em busca dos ideais que Caires defendeu, lutou e certamente entregou a sua vida.


Artigo publicado no Jornal A Tarde, dia 10/01/2012, Coluna Gente e Memória

sábado, 7 de janeiro de 2012

Doutor, o remédio é LUTAR!



Muito triste.


Perco um grande amigo e permaneço com a admiração pelo seu exemplo.


Estivemos juntos recentemente aqui no extremo sul em mais uma de suas investidas em defesa dos médicos.


Parecia um menino ao falar da próxima Jornada Lindemberg.


Perde o movimento médico brasileiro um dos seus mais importantes comandante.


Perde a medicina um grande profissional.


Fica o exemplo.


Siga em frente meu amigo.


Avante!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FELIZ 2012





Agradeçendo os votos de 2012 que recebi estes dias.


Retribuindo em dobro de todo coração.



Obrigado mesmo.



Estive fora do ar literalmente depois de muitos anos.



Sem celular, sem internet, sem jornal, sem tv.



Uma experiência maravilhosa que até já tinha esquecido como era.



Adorei.



Uma virada super legal perto das pessoas que amo.



Obrigado Senhor.



Agora é trabalhar.



Afinal a vida é bela!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Eduardo Leite postou no blog

Mais uma vez tive a honra de ter uma postagem de Eduardo Leite.

Admirador de seu trabalho, sugiro dar uma pausa ai no que você esta fazendo e passar lá página dele.

Muito bom.

http://www.eduardoleite.blogspot.com/ deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Contratação irregular de médicos? Mas o salário? E...": Apesar dos avanços políticos estamos vivendo um retrocesso trabalhista nunca antes visto em quase todos os segmentos. Parabéns pelo blog e matérias postadas.